A quadrilha junina “dominou” um hospital de Fortaleza, no Ceará, levando alegria e animação para os pacientes. Profissionais de saúde se juntaram aos que estão em tratamento e fizeram uma grande festa no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara. O momento de maior emoção foi quando o casal da quadrilha junina entrou na ala em que estavam os pacientes e puxou as brincadeiras.
Por um dia, a Unidade de Cuidados Especiais e Acidente Vascular Cerebral, do hospital, transformou-se em palco para a quadrilha junina, brincadeiras típicas do São João e muita comida gostosa. Nem parecia que ali era um tratamento e havia pacientes.
A animação teve ajuda profissional um casal da Quadrilha Junina Asa Branca, uma das mais conceituadas do Ceará, que puxou a e roda, o passeio do casal e o túnel. Os pacientes, por algumas horas, deixaram as angústias de lado e se divertiram.
Ajuda coletiva
Enquanto a quadrilha junina animava a festa no hospital, a equipe da Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Psicologia havia preparado as atividades motoras lúdicas aos pacientes em processo de reabilitação por causa de AVC (acidente vascular cerebral).
Teve pesca, jogo de argolas, jogo de bolinhas e tiro ao alvo. E, o melhor: ao som das músicas de festa de junina. Que delícia.
Aos 71 anos, o paciente Antônio Carlito, que se recupera de um AVC, gostou muito. “Gostei demais desse momento, é divertido e uma forma de lembrar o São João, época que gosto muito”, disse ele, que estava entretido com o jogo de argolas.
O terapeuta ocupacional Fábio Henrique do Amaral disse que foram organizadas oito brincadeiras. Todas pensadas para trabalhar a reabilitação motora dos pacientes, entre força e equilíbrio, trazendo a festividade junina como recurso terapêutico.
“Cada paciente tem uma peculiaridade da sequela do AVC. A partir disso, usamos atividade para interligar com a necessidade do paciente e ter o ganho terapêutico. A pesca, por exemplo, trabalha a coordenação motora fina, visomotora, alcance, entre outros”, disse o profissional
Comidas gostosas
Ao contrário da máxima sobre “comida de hospital”, na festa junina o cardápio foi caprichado.
As marmitas das refeições foram entregues com desenhos e mensagens sobre São João.
Para os pacientes, que tiveram a liberação na dieta, foi oferecida a canjica de milho.
Assista ao vídeo postado pelo Jornal Jangadeiro, que mostra quando a quadrilha junina bomba no hospital e todo mundo adere às brincadeiras:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Jornal Jangadeiro (@jornaljangadeiro)
Uma festa inusitada: uma quadrilha junina no hospital reúne profissionais de saúde e pacientes em Fortaleza. Foto: Secretaria de Saúde CEInformações da Secretaria de Saúde do Ceará.
Espalhe notícia boa!