Koran Remaja IndonesiaBerita Koran IndonesiaBerita Digital 24Majalah News IndonesiaRadar JawaPusat Majalah DigitalRadio Suara MedanRadio Suara MedanSlot DanaBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelYumetotoYumetotoYumetotoYumetotoYumetotoYumetotoSlot GacorYumetotoSlot DanaSlot DanaSlot DanaBuntogelBuntogelYumetotoYumetotoToto TogelToto TogelToto TogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelEdatotoEdatotoEdatotoEdatotoEdatotoEdatoto
Aviões mergulham no olho dos furacões mais perigosos do mundo - Folha de Colider
sábado, 23/11/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbienteAviões mergulham no olho dos furacões mais perigosos do mundo

Aviões mergulham no olho dos furacões mais perigosos do mundo

Banner animado

Equipe de cientistas utiliza dois aviões, apelidados de Kermit e Miss Piggy, para explorar tempestades tropicais, furacões e ciclones

Pedro Spadoni  

Imagem de satélite de avião dos Caçadores de Furacão voando em olho de furacão
(Imagem: NOAA/YouTube)

Igual andar de montanha-russa num lava-rápido. É assim que o chefe da equipe apelidada de “Caçadores de Furacão“, Richard Henning, descreve a experiência de voar dentro desses colossos da natureza. O grupo tem dois aviões para isso, apelidados de Kermit e Miss Piggy. E uma delas mergulhou no olho do furacão Beryl nesta semana.

Cientistas usam aviões para explorar tempestades, furacões e ciclones

  • Richard Henning, chefe dos “Caçadores de Furacão”, compara voar dentro de um furacão a “andar de montanha-russa num lava-rápido”. A equipe utiliza dois aviões, apelidados de Kermit e Miss Piggy, para mergulhar no olho de furacões – o mais recente foi o furacão Beryl, com ventos superiores a 250 km/h;
  • Os aviões utilizados, Lockheed WP-3D Orion – apelidados em homenagem aos personagens dos Muppets – são equipados com sondas e radares que coletam dados como pressão, temperatura, umidade e velocidade do vento. Eles ajudam a preencher a lacuna entre informações coletadas por radares terrestres e satélites;
  • O principal objetivo do grupo da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) é coletar dados atmosféricos usados em modelos computacionais que auxiliam meteorologistas a prever a intensidade e traçar a rota de furacões;
  • A NOAA publicou fotos de dentro do Beryl, oferecendo um vislumbre único do olho do furacão. A agência também publicou um vídeo, em 2022, no qual destaca a intensidade e os desafios enfrentados pelos “Caçadores de Furacão” em suas missões.

Este furacão é de categoria 5, segundo a escala Saffir-Simpson. Isso significa que a velocidade de seus ventos podem ultrapassar os 250 km/h. Ou seja, é um furacão com potencial catastrófico. Exatamente o tipo explorado pelo grupo de cientistas da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Aviões de ‘Caçadores de Furacão’ exploram lacuna entre radares e satélites

Visão de dentro da cabine de um avião com caçadores de furacão dentro
‘Caçadores de Furacão’ a bordo de avião apelidado de Kermit, personagem conhecido como Caco no Brasil (Imagem: NOAA/YouTube)

Os apelidos das aeronaves – quadrimotores Lockheed WP-3D Orion – vêm dos Muppets (Kermit, no caso, ficou conhecido como Caco no Brasil). Fabricadas na década de 1970, elas mergulham em tempestades tropicais, ciclones e furacões.

A bordo dos aviões – que têm sondas e radares para medir pressão, temperatura, umidade e vento – os “Caçadores de Furacões” exploram a lacuna que existe entre radares terrestres (no chão) e satélites (no espaço), segundo a NOAA.

O objetivo do grupo é coletar dados atmosféricos para agências de previsão do tempo. Esses dados vão para modelos de computador usados por meteorologistas para prever a intensidade e traçar a rota de furacões.

Imagens mostram como é estar no olho do furacão Beryl

Aviões usados pelos Caçadores de Furacão
Aeronaves dos ‘Caçadores de Furacão’ mergulham em tempestades tropicais, furacões e ciclones (Imagem: NOAA/YouTube)

A missão mais recente dos “Caçadores de Furacão” foi explorar o furacão Beryl, considerado histórico e perigoso. E a NOAA publicou fotos do olho do furacão, tiradas de dentro de uma das aeronaves do grupo, em sua página no X (antigo Twitter) recentemente. Veja abaixo:

A postagem traz um vislumbre de dentro do furacão Beryl. Mas dá para espiar a rotina dos “Caçadores de Furacão” também. Pelo menos, como ela era no começo de 2022. É que no ano em questão a NOAA divulgou um vídeo sobre o trabalho deles.

O vídeo, disponível no YouTube e na página da NOAA no site do governo dos EUA, traz imagens de dentro e fora dos aviões quando estes mergulham nos furacões. Assista abaixo:

(O vídeo está em inglês, mas dá para ativar legendas com tradução automática para português nas configurações do vídeo no YouTube. Também dá para pegar a transcrição no site da NOAA e traduzir em plataformas como Google Tradutor e ChatGPT, por exemplo.)

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes

Koran Remaja IndonesiaBerita Koran IndonesiaBerita Digital 24Majalah News IndonesiaRadar JawaPusat Majalah DigitalRadio Suara MedanRadio Suara MedanSlot DanaBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelYumetotoYumetotoYumetotoYumetotoYumetotoYumetotoSlot GacorYumetotoSlot DanaSlot DanaSlot DanaBuntogelBuntogelYumetotoYumetotoToto TogelToto TogelToto TogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelBuntogelEdatotoEdatotoEdatotoEdatotoEdatotoEdatoto