sábado, 07/09/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbienteSe prepare! Calor vai ficar insuportável no Brasil, alerta da NASA

Se prepare! Calor vai ficar insuportável no Brasil, alerta da NASA

Banner animado

Estudo da NASA mapeou onde calor pode ameaçar sobrevivência humana no mundo nas próximas décadas – e áreas do Brasil apareceram nele

Pedro Spadoni 

Mulher secando suor do rosto em dia quente no Rio de Janeiro
(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasi

As mudanças climáticas esquentam a Terra. Essa escalada pode tornar alguns lugares inabitáveis – e o Brasil está entre eles. Pelo menos, é o que consta num estudo da NASA. A análise mapeou cinco regiões do planeta onde o calor pode atingir patamares insuportáveis para humanos ao longo dos próximos 50 anos.

Segundo o estudo, o calorão pode ameaçar a sobrevivência humana em áreas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil nas próximas décadas. A pesquisa, que analisou extremos de calor e umidade, foi publicada na revista científica Science Advances.

Estudo da NASA mapeia onde vai ficar inabitável por conta do calor

A pesquisa estima que, até 2070, calor e umidade vão chegar a patamares extremos a ponto de deixar inabitáveis as seguintes regiões:

  • Brasil;
  • Golfo Pérsico;
  • Mar Vermelho;
  • Partes da China;
  • Sudeste asiático;
  • Sul da Ásia.
Termômetro na rua marcando 39 graus Celsius num dia quente numa cidade
Uma das principais consequências das mudanças climáticas é o aumento das temperaturas (Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Para o mapeamento, o estudo usou imagens de satélite e projeções da temperatura de bulbo úmido. Essa medida considera temperatura e umidade do ar para indicar conforto térmico.

Se a temperatura de bulbo úmido ficar acima dos 35ºC por mais de seis horas, até a pessoa mais saudável poderá ter problemas de saúde. Para você ter ideia, essa temperatura equivale a 45ºC com 50% de umidade – neste patamar, a sensação térmica é de 71ºC.

Três pessoas andando em dia ensolarado
Quando a sensação térmica passa dos 70ºC, saúde humana fica em risco (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Até os anos 2000, considerava-se impossível que a temperatura de bulbo úmido chegasse a esse patamar. Mas passou a acontecer em áreas do Golfo Pérsico e Paquistão a partir de 2005, segundo a pesquisa.

O estudo alerta que a tendência é o mundo esquentar cada vez mais se as emissões de gases do efeito estufa continuarem em ritmo acelerado. Com isso, a umidade pode subir também. Aí, adeus conforto térmico.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes