Dois membros do Partido Liberal (PL) em Colíder lançaram suas pré-candidaturas a prefeito: Laércio Batista e Maicon Pereira e Lima. Esse movimento despertou a atenção do Diretório Regional, que convocou ambos para uma reunião em Cuiabá. Após decisão consensual, Laércio abre mão da candidatura, deixando Maicon como o único pré-candidato do PL.
Na sequência das negociações partidárias, pré-candidatos a vereador manifestaram juntamente com pré-candidato a prefeito, Maicon, através de um memorando assinado, seus desejo de formar uma aliança com o PRD local. E Maicon informou Laércio, presidente do Diretório Municipal, sobre a decisão de retirar sua pré-candidatura a prefeito para se aliar ao PRD como pré-candidato a vice-prefeito de Rodrigo Benassi, PRD. Sendo para isso uma reunião marcada com os pré-candidatos a vereador e membros do diretório, mas Laércio não compareceu, apenas alguns membros do diretório estiveram presentes. Mesmo assim uma possível coligação entre PRD e PL foi firmada naquuela reunião.
Mais uma vez, Laércio e Maicon foram convocados para uma reunião em Cuiabá com o presidente do Diretório, Ananias. Quando ambos os presidentes dos diretórios do PL, Regional e Municipal rejeitaram a coligação com o PRD, anulando o acordo anterior e sugerindo uma possível aliança com o União Brasil, decisão que contrariou a maioria dos pré-candidatos a vereador, conforme declaração de alguns deles à Folha de Colider.
De volta a Colíder, uma nova reunião foi realizada pelo diretório municipal, onde foi decidido, e registrado em ata, que caso o PL tivesse que se unir ao União Brasil, a maioria dos pré-candidatos do PL preferiria lançar uma chapa branca. E essa decisão foi confirmada na Convenção Municipal realizada nesta sexta-feira (02), com a presença do presidente do diretório municipal, Laércio Batista, membros da executiva, filiados e simpatizantes. Ficou então definido que o PL Colíder participará das eleições municipais de 2024 com chapa branca, ou seja, apenas com candidatos a vereador, totalizando 13 candidatos, dos quais quatro são mulheres, sem coligação com outro partido.
Da redação Folha de Colider