quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbienteTerremoto tira portugueses da cama na região de Lisboa

Terremoto tira portugueses da cama na região de Lisboa

Banner animado

Terremoto de magnitude 5,3 graus na escala de Richter foi sentido na região de Lisboa (Portugal); tremor também atingiu regiões da Espanha

ade

Um terremoto atingiu a região de Lisboa, em Portugal, na madrugada desta segunda-feira (26). A magnitude do tremor foi de 5,3 graus na escala de Richter, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O terremoto também foi sentido em regiões da Espanha.

Ainda de acordo com o IPMA, os danos causados pelo terremoto devem ser “muito leves”, mesmo na região onde o impacto foi maior.

O tremor ocorreu por volta das 5h11 no horário local (1h11 no horário de Brasília), a 16 quilômetros de profundidade.

Terremoto acordou portugueses na região de Lisboa

O terremoto foi sentido na região de Lisboa (capital inclusa), em Almada, Loures e Oeiras, conforme apurado pela CNN Portugal (via CNN Brasil). Ainda segundo a emissora, pessoas postaram nas redes sociais que acordaram ao sentir o chão tremer.

Em comunicado, o governo de Portugal informou que “não há registro de danos pessoais ou materiais até o momento”.

A administração também disse estar em contato com os serviços competentes e pediu à população que mantenha a calma.

e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, visitou a Autoridade Nacional da Defesa Civil às 9h no horário local (5h no horário de Brasília).

Ainda segundo o governo, as informações sobre o terremoto serão atualizadas ao longo da manhã desta segunda “designadamente pelo IPMA e pela Defesa Civil”.

Cidade na Turquia quer ser à prova de terremotos

O susto em Lisboa por conta do terremoto foi leve. Já os moradores de Antakya (também conhecida como Antioquia), na Turquia, não tiveram a mesma sorte em fevereiro de 2023.

O sul da Turquia e o norte da Síria foram atingidos por terremotos de magnitude 7,8 e 7,5 no ano passado. Em Antakya, quase 80% das construções foram danificadas a ponto de não ter conserto. A devastação por lá foi “além da imaginação”, disse Nicola Scaranaro, da empresa de arquitetura “Foster + Partners”.

Consórcio liderado por empresa de arquitetura planeja deixar Antakya, na Turquia, à prova de terremotos e outros desastres naturais (Imagem: Foster + Partners)

A Foster foi contratada pelo Conselho de Design da Turquia, uma organização não governamental, seis meses após os terremotos. Sua missão é liderar um consórcio internacional de equipes no desenvolvimento de uma estratégia para reconstruir a região.

A estratégia é reconstruir Antakya de forma que a estrutura proteja a cidade o máximo possível contra desastres naturais, principalmente terremotos.

OlharDigital

(Imagem: Foster + Partners)

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes