A pesquisadora brasileira Deborah Zanforlin cria dispositivo que ajuda a identificar 18 tipos de câncer em 15 minutos. Foto: @deborahzanforlin
A cientista Deborah Zanforlin tem andado pelo país e também no exterior para divulgar sua descoberta. A brasileira criou um dispositivo que é capaz de identificar 18 tipos de câncer em até 15 minutos.
Eficaz e prático, o dispositivo promete resultado por meio do exame de sangue. A ideia é obter o diagnóstico mais cedo o acessível. Com esse teste, ficam dispensados exames caros como tomografias e mamografia.
Segundo a cientista, o chip já foi testado com resultados positivos. Batizado de ConquerX é um dispositivo portátil e livre de radiação.
Resultados positivos
O dispositivo tem mapeia marcadores sanguíneos específicos de diversos tipos de câncer, aumentando as chances de cura para até 70% com um diagnóstico precoce.
Além de portátil e livre de radiação, o dispositivo tem potencial para transformar a percepção do câncer, ajudando na prevenção e tornando o acesso ao diagnóstico e tratamento mais fácil, especialmente em áreas rurais.
Próximas etapas
O ConquerX representa um avanço significativo na medicina diagnóstica, ainda há etapas a serem cumpridas antes que o dispositivo esteja disponível para uso generalizado.
A obtenção de autorizações regulatórias, como a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil e da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), é essencial para garantir a segurança e eficácia do chip.
É um dispositivo prático e pode ser transportado em qualquer lugar.
Um dispositivo capaz de detectar 18 tipos de câncer foi desenvolvido pela pesquisadora brasileira Deborah Zanforlin, que promete o resultado em 15 minutos. Foto: @deborahzanforlin