Segundo o deputado estadual, em Chapada dos Guimarães foram identificados três incêndios criminosos em um dia.
O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente na Assembleia Legislativa, defendeu que a Casa de Leis se mobilize contra incêndios criminosos identificados em Mato Grosso. O parlamentar lembrou que nos últimos dias 17 pessoas foram presas em flagrante por queimadas criminosas no Estado.
Avallone lembra que há um ano Mato Grosso já tem feito um trabalho de preparação para combater incêndios, mas que é preciso um trabalho de conscientização para combater queimadas criminosas e uma legislação mais severa para este tipo de crime.
“Preparamos poços artesianos na Transpantaneira, equipes da Sinfra no Pantanal e outras regiões, treinamos brigadistas. Muitos instrumentos de respostas estão preparados para os incêndios, mas enquanto a gente continuar queimando isso será sempre um problema. Está tendo muito incêndio criminoso”, comentou Avallone.
Segundo o deputado estadual, em Chapada dos Guimarães foram identificados três incêndios criminosos em um dia. “No interior do Estado, a mesma coisa. Dezessete pessoas já foram presas em flagrante queimando, colocando fogo. Isso é um crime que não podia ser afiançável, um crime muito grave e a lei deve ser mais rígida”, defendeu o deputado.
O deputado garantiu ainda que a Assembleia deve se mobilizar e encontrar alternativas para debater uma legislação mais rígida. “Vamos trabalhar neste sentido. Buscar formas pela Assembleia Legislativa de melhorar essa questão da Lei, embora seja um assunto do Código Penal, embora deva ser tratado no Congresso Nacional. Mas vamos ver como podemos fazer isso aqui”.
Incêndios criminosos
No início deste mês, um fazendeiro foi multado em R$ 50 milhões por ter causado um incêndio que devastou mais de 7.500 hectares de vegetação nativa do Pantanal, em Poconé, a 103 km de Cuiabá, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A área destruída equivale a 10.500 campos de futebol.
pnbonlie
Imagem destacada/reprodução internet