Lançado como um incentivo ao transporte aéreo no país, programa Voa Brasil vendeu menos de 1% das passagens disponibilizadas
O programa Voa Brasil, lançado pelo Governo Federal no final de julho, somou a emissão de apenas dez mil bilhetes até o momento, o que representa menos de 1% das passagens disponibilizadas. A oferta total ofertada pelo programa é de de três milhões de passagens, disponibilizadas pela Azul, Gol e Latam.
Nesta fase inicial, o programa é destinado exclusivamente a aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos doze meses. Segundo Tomé Franca, secretário de Aviação Civil, o objetivo era alcançar 1,5 milhão de aposentados, com tarifas acessíveis, mas que não atraíram o público.
Apesar do resultado muito abaixo do esperado, o secretário ponderou que dez mil aposentados estão utilizando o transporte aéreo pela primeira vez. Segundo Franca, essa primeira experiência de viagem aérea deste público já seria motivo de comemoração.
O programa Voa Brasil oferece passagens aéreas nacionais a até R$ 200, mais a taxa de embarque, o que pode elevar ligeiramente o valor final. De início, havia a intenção de incluir idosos e estudantes do ProUni, mas até agora, apenas aposentados foram beneficiados pela iniciativa do Governo Federal.