Número de alunos matriculados em cursos presenciais quase foi superado pelo número dos que optaram pelo EaD (que deve continuar aumentando)
O número de alunos sentados em salas de aula do ensino superior quase foi superado pelo número dos estudantes logados em alguma plataforma. O Ministério da Educação divulgou que das 9,9 milhões de matrículas atuais em universidades e faculdades, 4,9 milhões são em cursos de educação a distância (EaD).
Esses quase cinco milhões de pessoas matriculadas no EaD representam 49% do total de matriculados no ensino superior no país, conforme apontado pela Agência Brasil. Os dados são do Censo de Educação Superior feito em 2023.
EaD deve superar ensino presencial no Brasil em 2024, diz Inep
Projeções do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que número de alunos em cursos EaD deve superar o de matriculados em cursos presenciais em 2024.
- Atualmente, a diferença entre modalidades é de 150.220 matrículas, segundo o censo.
Notamos que o número de alunos matriculados nos cursos EaD praticamente igualou o número de alunos nos cursos presenciais, que vem caindo gradativamente, como modalidade.Celso Niskier, diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
Alguns dados importantes sobre o EaD no Brasil:
- Número de cursos EaD cresceu 232% entre 2018 e 2023;
- Impulso maior ocorreu na pandemia de Covid-19, em 2020;
- Instituições de ensino privadas respondem pela ampla maioria dos inscritos nos cursos EaD (79,3%);
- Crescimento da modalidade na rede particular foi de 7,3% entre 2022 e 2023;
- No mesmo período, modalidade diminuiu 0,4% na rede pública.
Para Niskier, a educação a distância “é a que permite a democratização do acesso ao ensino superior” no Brasil. “Nosso desafio é investir na qualidade da educação a distância”, acrescentou
Outros destaques do Censo de Educação Superior
- Total de estudantes matriculados em cursos de ensino superior no Brasil (contando tanto presenciais quanto EaD) cresceu 5,6% em 2023 na comparação com 2022;
- No total, 9,9 milhões de pessoas estão matriculadas no ensino superior – o maior número registrado nos últimos nove anos;
- 51% dos alunos cotistas concluíram seus cursos, percentual superior ao de estudantes não cotistas, que ficou em 41%;
- Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) contribuíram para índices de estudantes que conseguiram concluir seus cursos;
- Entre os que concluíram o ensino médio em 2022, 27% chegaram à educação superior no ano seguinte (foi a primeira vez que o censo mediu esse dado).
Olhar Digital