Conforme a Justiça Eleitoral, 45% dos eleitores de Mato Grosso aderiram ao aplicativo e-Título para as eleições municipais que ocorrem neste domingo (06.10). Ao todo, 1,2 milhão de cidadãos mato-grossenses instalaram a ferramenta em seus celulares. O contingente é bastante superior ao registrado nas eleições de 2022, quando apenas 15% dos eleitores do estado baixaram o aplicativo.
O eleitor que ainda não fez download, mas pretende votar usando o título de eleitor digital deve baixar o aplicativo até este sábado (05.10). Neste domingo (06.10), dia da votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso só será retomado na segunda-feira (07.10).
O e-Título é um aplicativo móvel gerido pela Justiça Eleitoral que permite obter a via digital do título eleitoral. Pode ser baixado em smartphone ou tablet nas Plataformas iOS ou Android. O aplicativo, disponível para Apple e Android, dispõe de ferramentas inclusivas para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas.
A via digital do título eleitoral, que contenha fotografia, pode ser utilizada como documento de identificação para votar. O eleitor também poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho. Alguns documentos não são aceitos para comprovação de identidade no dia da eleição, como certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de trabalho digital.
No dia da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine de votação portando o aparelho celular, que deverá ser deixado com os mesários.
Pnbonline