Segunda edição dos “Diálogos Boi na Linha” reunirá 20 especialistas para discutir legalidade e transparência, rastreabilidade e oportunidades de mercado, e a inclusão produtiva no setor.
Com foco em transparência, legalidade e inclusão, a cidade de Cuiabá (MT) sediará a segunda edição dos Diálogos Boi na Linha. O encontro, marcado para 23 de outubro, no Cenarium Rural, busca lançar luz sobre os desafios e as oportunidades na bovinocultura no estado de Mato Grosso, oferecendo um espaço para troca de experiências, diálogo e construção coletiva de soluções.
O evento terá início às 8h30 e será dividida em quatro painéis: “Programa Boi na Linha” (Mesa 1); “Pecuária no Mato Grosso, mercado doméstico e internacional” (Mesa 2); “A importância da rastreabilidade na pecuária para acessar novos mercados e agregar valor” (Mesa 3); e “Reinserção dos produtores na cadeia do Mato Grosso” (Mesa 4).
O primeiro painel trará uma contextualização histórica desde o TAC até o Programa Boi na Linha. Criada pelo Imaflora em 2019, a iniciativa articula os elos da cadeia produtiva da carne e do couro na Amazônia Legal, na busca pelo cumprimento de compromissos socioambientais assumidos pelos frigoríficos junto ao Ministério Público Federal.
O Boi na Linha é responsável, ainda, pela harmonização dos critérios de monitoramento e de auditoria dos fornecedores de gado na região.
Os painelistas compartilharão os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por diferentes setores, em cumprimento ao Código Florestal e frente às exigências do mercado sobre a importância de monitorar a cadeia de forma transparente.
Entre os convidados da Mesa 1, estão o Procurador da República do MPF no estado do Amazonas e Coordenador do GT Amazônia Legal, Dr. Rafael da Silva Rocha; a Diretora Executiva do Instituto Mato-grossense de Carne (Imac), Paula Queiroz; o Presidente do Sindicato dos Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Paulo Bellincanta; e a Analista de Cadeias Agropecuárias Sênior na Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Cintia Cavalcanti.
O tema seguinte a ser debatido na Mesa 2 envolve um diálogo sobre o status da pecuária bovina no estado e as oportunidades frente aos mercados brasileiro e internacional, olhando para o mercado europeu e chinês, relevantes importadores de carne e couro de Mato Grosso, apresentando iniciativas e programas que têm mobilizado o avanço de uma pecuária mais sustentável e inclusiva no estado.
Nesse bloco, estarão presentes o Vice-presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Amarildo Merotti; Paulo Bellincanta (Diretor do Frigorífico Frialto); a Gerente de Soluções ESG na Serasa Experian, Talita Asano; e o Líder da National Wildlife Federation no Brasil (NWF) e membro do Conselho Diretor da Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável (MBPS) e da Mesa Global de Pecuária Sustentável (GRSB), Francisco Beduschi.
A Mesa 3 “A importância da rastreabilidade na pecuária para acessar novos mercados e agregar valor” abordará iniciativas e projetos que estão sendo desenvolvidos e/ou implementados pelos atores regionais e federais para endereçar a necessidade de se rastrear a carne, bem como o couro bovino, tanto para fins sanitários quanto socioambientais.
Os painelistas também debaterão como o Mato Grosso pode ser vanguardista nesta agenda, servindo de exemplo para outros estados e biomas.
O painel receberá o Presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Francisco de Castro; a auditora Fiscal Federal Agropecuária da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDA-MAPA), Andrea Perez; o Assessor e Consultor de empresas privadas e associações de classe com foco na promoção da sustentabilidade do agronegócio, Ricardo Andrade; e o Diretor de Parcerias Estratégicas em Pecuária na estratégia global de Provide Food and Water da The Nature Conservancy, Fabio Medeiros.
Para encerrar a programação, a Mesa 4 trará especialistas que dialogarão sobre os desafios da regularização ambiental no estado e apresentarão iniciativas como o Programa de Reinserção e Monitoramento (PREM) e a Cédula de Produto Rural (CPR) Recupera, como soluções para o desbloqueio de propriedades rurais, de acordo com os critérios do desmatamento ilegal, e acesso à crédito, entre outros.
Este último painel contará com a participação da Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, Luciane Bertinatto; o representante de Relações Institucionais da Central Sicredi Centro Norte, Osvaldo Biazi; o Diretor Técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi; e a gerente de Projetos da Produzindo Certo, Cristhiane Simioli.
“Os Diálogos Boi na Linha oferecem um espaço fundamental para a troca de experiências, em que os desafios e oportunidades da bovinocultura em Mato Grosso são discutidos de forma colaborativa.
Nosso compromisso é garantir que o desenvolvimento da cadeia da carne e do couro ocorra de maneira transparente, respeitando a legalidade e promovendo a inclusão socioambiental em toda a região”, explica o gerente de Projetos do Imaflora, Lisandro Inakake de Souza.
As inscrições para o evento presencial e gratuito estão disponíveis no site: bit.ly/DialogosBnL2024.
Sobre o Boi na Linha
Lançado em 2019 pelo Imaflora em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), o Boi na Linha articula os elos da cadeia produtiva da carne e do couro na Amazônia Legal, interligando produtores, frigoríficos, curtumes e varejistas. O objetivo do programa é garantir a implementação dos compromissos socioambientais assumidos pelos signatários dos TACs.
A plataforma online disponibiliza dados, ferramentas e informações sobre o setor de forma totalmente aberta e transparente para a promoção de uma cadeia livre de irregularidades socioambientais.
Além da parceria com o MPF, a iniciativa conta também com o apoio da ABIEC e financiamento da União Europeia e demais organizações: Moore Foundation, Partnerships for Forests, NWF, Instituto Clima e Sociedade e Great for Partnerships do Reino Unido.
Da Assessoria