Em alguns locais, o acumulado chegou a ultrapassar 70 mm em apenas 24 horas, um volume considerado excepcional.
A volta das chuvas fortes e volumosas causou transtornos em algumas regiões de Mato Grosso neste início desta semana. Em alguns locais, o acumulado chegou a ultrapassar 70 mm em apenas 24 horas, um volume excepcional que, sobre áreas urbanas, pode provocar grandes problemas.
Nesta segunda-feira (04.11), a chuva intensa deixou o centro de Cuiabá, especialmente na região da Prainha, parcialmente alagado. Vídeos feitos por comerciantes e divulgados nas redes sociais mostram a situação. Usuários do transporte público precisaram se abrigar em cima de bancos para se protegerem.
Em Sinop, no norte do estado, a situação também foi intensa. Foram registrados 72,2 mm de chuva apenas ontem, sendo que 52 mm caíram em um intervalo de duas horas. Querência, outra cidade na região, acumulou quase 68 mm de precipitação no mesmo dia.
De acordo com a Climatempo, empresa de meteorologia, esses temporais são comuns no Centro-Oeste nesta época do ano, quando as altas temperaturas e a abundante umidade atmosférica favorecem a formação de grandes nuvens carregadas. A previsão indica que a sequência de chuvas deve se manter nos próximos dias, com possibilidade de novas tempestades.
Para esta terça-feira (05.11), a previsão para Cuiabá é de um acumulado de 12 mm de chuva, com pancadas mais intensas esperadas entre o meio-dia e 16h. As temperaturas na capital devem variar entre 24ºC e 35ºC. Na capital, o dia com maior volume de chuva nesta semana deve ser a sexta-feira (08.11). São esperados 24.8mm de chuva.
Imagem ilustrativa destacada/reprodução