quarta-feira, 13/11/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioSITUAÇÃO NO MATO GROSSO: plantio de soja acelera no estado, mas gera...

SITUAÇÃO NO MATO GROSSO: plantio de soja acelera no estado, mas gera incertezas entre os produtores

Banner animado

Semeadura no estado avança, mas o atraso gera incertezas, principalmente quanto à área destinada ao milho, o que pode afetar a produção do grão

Foto: Canal Rural Reprodução
Foto: Canal Rural Reprodução

Na última semana, o ritmo do plantio de soja acelerou em Mato Grosso, e a semeadura se aproxima de 80% da área prevista no estado. No entanto, o atraso gera incertezas, especialmente quanto à área destinada ao milho como cultura de segunda safra, o que pode afetar a produção do grão.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a semeadura da soja atingiu 79,56% da área planejada, ainda abaixo dos 83,32% registrados no mesmo período do ano passado. Embora as chuvas recentes tenham ajudado a acelerar o plantio, as regiões do Médio Norte estão mais avançadas (93,33% da soja semeada), enquanto o Nordeste do estado apresenta um atraso considerável, com apenas 59,46% da área plantada.

Atraso no plantio do grão

O atraso no plantio da soja pode afetar a produtividade da oleaginosa, pois o fotoperíodo ideal para as variedades já foi comprometido. Mas o maior impacto ocorre na cultura do milho, que depende da janela de plantio após a soja. Nos municípios onde o plantio da soja está mais atrasado, o tempo disponível para semear o milho está diminuindo, o que causa apreensão entre os produtores.

Em Canarana, por exemplo, a soja já está com 60 a 70% da área plantada, e os produtores têm trabalhado em turnos de 24 horas para recuperar o atraso. Apesar do esforço, a janela para o milho está cada vez mais curta.

Imagem ilustrativa destacada/reprodução

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes