quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioQual o cenário atual do plantio da soja em MT? Associação visita...

Qual o cenário atual do plantio da soja em MT? Associação visita produtores em Terra Nova do Norte, Nova Canaã do Norte e Paranaíta para conhecer as realidades nas regiões

Banner animado

A Associação visita produtores de soja em Terra Nova do Norte, Nova Canaã do Norte e Paranaíta para conhecer as realidades do plantio nas regiões

Foto: Aprosoja MT
Foto: Aprosoja MT

Aprosoja Mato Grosso está em seu terceiro episódio da série Clima e Mercado 2024, programa que percorre as principais regiões agrícolas do estado. O objetivo da iniciativa é dialogar diretamente com os produtores da soja sobre os desafios climáticos e de mercado que afetam a produção de soja e milho.

No último episódio a equipe visitou os municípios de Terra Nova do Norte, Nova Canaã do Norte e Paranaíta, a fim de conhecer de perto as realidades do plantio nessas regiões. Em Terra Nova do Norte, um produtor local destacou que, apesar de um bom clima, houve um atraso no início da safra, o que impacta os planos para a próxima temporada de milho.

Já em Nova Canaã, a produção tem sido uma das melhores nos últimos anos, mas os preços baixos têm afetado a rentabilidade, deixando os produtores apreensivos sobre os próximos ciclos. Em Paranaíta, o plantio iniciou conforme o esperado, mas as chuvas cessaram rapidamente, com incertezas para o avanço da lavoura.

Aprosoja MT ao lado do produtor de soja

A série Clima e Mercado é um programa para que os produtores possam relatar seus desafios, como variações climáticas, secas prolongadas e chuvas intensas, além de discutir as perspectivas de mercado. Atualmente, a safra, que remete ao ciclo produtivo de 2020/21, gera apreensão entre os produtores, especialmente com relação à logística da colheita.

O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, enfatiza a importância dessa série para fornecer dados mais próximos da realidade do campo, ajustando as projeções de safra e evitando problemas como a escassez de soja no mercado interno.

O vice-presidente, Luiz Pedro Bier, também ressalta que a série contribui para a troca de experiências e o acompanhamento detalhado da lavoura, garantindo que os produtores tenham uma visão clara dos impactos climáticos e econômicos.

A série terá duração de quatro semanas e continuará a percorrer diferentes municípios do estado, promovendo uma troca constante entre os produtores, delegados e especialistas da área.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes