Início da segunda quinzena de dezembro marca presença de trovoadas e tempo encoberto no país; veja previsão de segunda a sexta
A segunda quinzena de dezembro inicia e, com ela, o clima fica mais intenso, com chuva forte, trovoadas, queda de raios e, também, tempo abafado. Veja a previsão entre esta segunda-feira (16) e a próxima sexta (20):
Sul
- Tempo carregado: os ventos do oceano em direção ao continente continuam mantendo o tempo mais carregado entre os litorais do Rio Grande do Sul e do Paraná. Em grande parte da Campanha Gaúcha, região central e metropolitana de Porto Alegre, Serra Gaúcha e Vale do Itajaí, a possibilidade de chuva é mais passageira e isolada, sem previsão para temporais.
- Chuva de 40 mm: as três capitais da região devem ter registro de chuva pontual. Tempo firme apenas no noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e no interior do Paraná. Em 5 dias, a chuva deve se concentrar na faixa leste gaúcha, catarinense e em todo o estado do Paraná com 40 mm acumulados.
- Calor: Nas demais áreas do Sul, a tendência é de uma semana mais quente e seca com temperaturas máximas ultrapassando os 30ºC com um volume de chuva entre 5 mm e 10 mm. No geral, o tempo mais firme deve favorecer os trabalhos em campo.
Sudeste
- Alto risco de transtornos: tempo ainda bem instável em todos os estados do Sudeste. Durante a semana, a chuva cai com intensidade entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda é alto o risco para transtornos, principalmente em áreas de risco. No litoral paulista, o tempo fica um pouco mais carregado. Mesmo assim, a previsão não é de chuva intensa.
- Chuva superior a 100 mm: o tempo fica mais estável apenas no norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. O acumulado de chuva em 5 dias pode passar de 100 mm em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No triângulo mineiro e território paulista, o acumulado da semana fica em, aproximadamente, 40 mm, o que ajuda a manter a boa umidade do solo.
- Imagem: reproduçõ