terça-feira, 07/01/2025
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioAtraso no plantio da soja; consequências e prejuízos na safra do milho

Atraso no plantio da soja; consequências e prejuízos na safra do milho

Banner animado

O atraso no plantio da soja em Mato Grosso, causado pela irregularidade nas chuvas, pode prejudicar a produtividade e afetar negativamente a segunda safra de milho

soja inoculante plantio MS
Foto: Pedro Silvestre

O atraso no plantio da soja em Mato Grosso pode comprometer a produção e afetar a segunda safra de milho. Com um atraso de quase quatro semanas em relação à média dos últimos cinco anos, o plantio deste ano foi prejudicado pela irregularidade nas chuvas, que também causaram problemas na safra anterior. Mesmo com a possibilidade de uma normalização do clima, o deslocamento do fotoperíodo das plantas pode prejudicar o desenvolvimento da soja e impactar sua produtividade.

O impacto também se estende à segunda safra de milho. Com o plantio mais tardio, o milho será semeado mais tarde, o que gera um efeito em cadeia. A falta de sincronização entre o plantio da soja e o milho, além da escassez de colheitadeiras, pode acarretar atrasos no ciclo da soja e no tempo ideal para o plantio do milho. Para que a semeadura do milho aconteça no momento certo, a soja precisa ser colhida mais cedo, o que se torna um desafio diante do atraso no plantio da soja.

A expectativa para a colheita da soja também não é das melhores. Se houver chuvas intensas durante a colheita, pode ocorrer uma perda, principalmente com a secagem da soja. Além disso, as empresas que atuam no recebimento terão que aumentar os turnos de trabalho para evitar um colapso no processo de coleta e distribuição, garantindo que o produto dos produtores seja processado e comercializado de forma eficiente.

Expectativa

O cenário climático para 2025 é de um ano relativamente bom para a agricultura, mas sem grandes expectativas de superávit. O atraso no plantio e o deslocamento do fotoperíodo da soja comprometem as expectativas de uma safra excepcional. Para o milho, a probabilidade de uma quebra significativa na segunda safra é alta, caso o clima não surpreenda e as chuvas não se estendam além do período normal. Se o clima seguir o padrão esperado, tanto a soja quanto o milho devem enfrentar desafios em 2025.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes