Provas foram realizadas em 3 e 10 de novembro do ano passado
Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados na manhã desta segunda-feira (13) e podem ser acessados de forma individual por meio da Página do Participante. O usuário deve utilizar o login do Gov.br, com CPF e senha.
Após a divulgação das notas, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, responsável pela realização do exame, apresenta instabilidade.
Ao todo, 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para as provas, que foram aplicadas em 3 e 10 de novembro do ano passado.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Acesse AQUI a página do participante e confira sua nota.
Inscrições: de 17 a 21 de janeiro de 2025
- Divulgação da chamada regular: 26 de janeiro de 2025
- Matrícula ou registro acadêmico: de 27 a 31 de janeiro de 2025
- Manifestação de interesse na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro de 2025
Fies
O Enem também é uma das exigências do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa que oferece empréstimos a alunos que não podem arcar com o valor total das mensalidades.
As inscrições ainda não foram abertas, mas o candidato deve ficar atento ao edital disponível no site do MEC para não perder os prazos.
Descontos em universidades
O ProUni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em universidades particulares para os estudantes que realizaram o Enem.
Podem participar apenas alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou que foram bolsistas em escolas particulares. As inscrições para o processo seletivo ocorrem duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo.
Da redalçao/Com Agencia BRasil