terça-feira, 21/01/2025
Banner animado
InícioSegurançaFuncionários morrem durante limpeza de tanque que transportava sangue bovino

Funcionários morrem durante limpeza de tanque que transportava sangue bovino

Banner animado

Inquérito civil foi aberto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia para apurar circunstâncias das mortes

Informações preliminares divulgdas pelo MPT-BA, nesta segunda-feira (20), indicam que durante o processo, devido ao forte odor proveniente do sangue bovino, os dois trabalhadores desmaiaram e permaneceram desacordados.

Canal Rural BA

Dois funcionários morreram nas dependências de uma empresa enquanto trabalhavam na limpeza de um tanque de caminhão que transportava sangue bovino, em Teodoro Sampaio, na região central da Bahia, no último domingo (19).

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia informou que abriu um inquérito civil para apurar as circunstâncias das mortes dos trabalhadores.

Segundo MPT-BA, as vítimas, identificadas como Ednaldo de Jesus Xavier, de 46 anos, e José Ginaldo da Cruz, de 45 anos, faleceram após um acidente ocorrido na empresa Bahia Rendering, localizada no bairro Lustosa.

De acordo com o site da empresa, a indústria utiliza resíduos da produção pecuária como o subproduto animal não utilizado por abatedouros e açougues, para a produção de ração animal e produtos de higiene e limpeza.

Informações preliminares divulgdas pelo MPT-BA, nesta segunda-feira (20), indicam que durante o processo, devido ao forte odor proveniente do sangue bovino, os dois trabalhadores desmaiaram e permaneceram desacordados.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para o resgate e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros das vítimas, que posteriormente foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiram e morreram.

O MPT contará com informações dos órgãos envolvidos no caso, como a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Médico-Legal e, principalmente, a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização.

Odor

Há 5 meses, um comentário na avaliação da localização atribuída a Brasil Rendering na página do Google Maps, diz que mal cheiro pode ser sentido na zona rural do município vizinho, a cerca de 30 km de distância da sede da empresa.

“O mal cheiro bate até na zona rural da cidade de Pedrão. O INEMA, SEMA ou a VISA têm que fiscalizar isso. Não é possível que o nível de odor emitido esteja dentro dos limites aceitáveis.”, questiona.

Segundo o MPT, em casos de acidentes de trabalho fatais, a SRT-BA realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho aplicáveis a este tipo de atividade.

O que diz a empresa

Em resposta ao nosso contato, a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), entidade na qual a empresa é parceira, disse que irá se manifestar após as investigações.

Foto: Reprodução/Google Maps

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes