Prisão foi realizada sexta (11) em Rondônia, em barreira da PolÃcia Militar.
ManÃaco era procurado pela polÃcia de Cuiabá e Várzea Grande.
da PM com uma caminhonete (Foto: PolÃcia Civil/MT)
           Um homem de 34 anos, procurado pelo estupro de ao menos 50 mulheres foi preso no final da tarde da sexta-feira (11). Os crimes foram praticados nos estados de Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. Ele também é suspeito de ter violentado mulheres em Goiás. O manÃaco foi preso por uma força-tarefa que envolveu unidades de Inteligência e as PolÃcias Civil e Militar de Mato Grosso, Amazonas, Goiás, Distrito Federal, Rondônia e Pará.
O criminoso tem como principal crime o roubo e praticava o estupro como delito secundário, sempre sozinho. As vÃtimas relataram que foram atacadas em casa, por um homem que simulava pedir alguma informação ou água. Ele também utilizava veÃculos nas abordagens.
A prisão do homem ocorreu após cerco das PolÃcias Civil e Militar, na localidade do Vale do Anari, em Rondônia. O criminoso fugia em uma caminhonete verde escura, quando caiu na barreira da PM. Dentro do carro, foram encontradas roupas usadas nos crimes, objetos, dinheiro, e um simulacro de pistola, que teria usado em assaltos e no estupro de uma jovem de 23, em Ouro Preto do Oeste (RO), para onde o suspeito foi conduzido para ser ouvido na Delegacia da PolÃcia do municÃpio.
A delegada da Delegacia da Mulher de Cuiabá, Eliane Moraes, que presidiu os inquéritos de estupros na capital, disse que o acusado tem dois mandados prisão pelos casos investigados, além dos expedidos pela Justiça em Várzea Grande, também dois requeridos pelo delegado Cláudio Ãlvares.
A identificação do criminoso contou com apoio da PolÃcia Civil de Mato Grosso, por meio das Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher, de Cuiabá e Várzea Grande, e da Diretoria de Inteligência, que passou a monitorar os passos do manÃaco, desde que fugiu da capital mato-grossense no final de março deste ano. Ele havia sido procurado pelo estupro de quatro mulheres e uma criança de 11 anos nas duas cidades. Ele usava duas identidades.
O suspeito foi investigado pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá após dois estupros confirmados e uma terceira vÃtima que não representou contra o suspeito na PolÃcia Civil. As investigações começaram no dia 23 de março, com denúncias de estupros cometidos nas regiões do bairro Dr. Fábio, em Cuiabá, onde o suspeito teria tentado contra outras mulheres, mas sem sucesso nas abordagens.
Crimes em vários estados
Ele também era foragido da Justiça de Manaus (AM), pelo estupro de 23 mulheres na nessa cidade, além de roubos e um possÃvel homicÃdio, praticados em 2012. O estuprador também era procurado em Rondônia por estupros e roubos praticados em Porto Velho (RO), cometidos no ano de 2009. Em Rondônia, ele tem quatro mandados de prisão e em Mato Grosso mais quatro de prisão preventiva pelos crimes em Cuiabá e Várzea Grande.
Em dezembro de 2012, o estuprador fugiu da penitenciária de Manaus e teria utilizado pelo menos três documentos falsos pelas localidades em que passou.
Mesmo sendo procurado em Rondônia, retornou a esse estado e cometeu três roubos seguidos, sendo que em um deles estuprou a secretária de um consultório odontológico de 23 anos, na cidade de Ouro Preto do Oeste, na última quinta-feira (10). Segundo a PolÃcia Civil local, o homem teria entrado no consultório para assaltar e, como não encontrou dinheiro, violentou a moça na sala de esterilização, nos fundos da clÃnica.
O delegado da PolÃcia Civil de Mato Grosso, Claúdio Ãlvares Sant’Ana, adjunto da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Idoso de Várzea Grande, disse que a fotografia tirada das imagens das câmeras de segurança do consultório foi veiculada na imprensa local e, pelas caracterÃsticas, ele foi reconhecido como sendo o estuprador procurado em Cuiabá e Várzea Grande, com mandados de prisão preventiva decretados pelas duas comarcas.
De acordo com a PolÃcia Civil, os carros que usava para abordar as vÃtimas eram todos locados em nome de um conhecido dele, que atua na localidade conhecida por Pedra, no Porto. Foram alugados cinco veÃculos. O suspeito também comprou um veÃculo cinza, que foi abandonado no dia 31 de março na rodoviária de Cuiabá, quando fugiu da cidade. O veÃculo estava em nome de uma pessoa que, por sua vez, revendeu para o manÃaco que usava nome de José Carlos, por R$ 6 mil, que teria pago R$ 2 mil e o restante quitaria no dia 31 de março, porém não foi pago.