Qualidade da água é tema de Oficina em Mato Grosso

    109
    0
    Google search engine

                     LABORATÓRIO S JOSÉ

     

     

    PUBLICIDADE

                       O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou na terça-feira (15.09), a Oficina Regional de Trabalho da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). O evento reúne técnicos das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), dos laboratórios de saúde pública, da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) dos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de representantes do estado do Tocantins.    

                         O objetivo do encontro é capacitar os técnicos e orientar a atuação da vigilância em situações de surto de doenças transmitidas através da água. A Oficina acontece no auditório da Arena Pantanal e prossegue até quinta-feira (17.09).

                  Durante a cerimônia de abertura o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio, lembrou que é através das ações da vigilância que se trabalha a promoção, prevenção e proteção da saúde da população. “A concretização desse evento é um ganho para todos nós, mas os maiores obstáculos ainda estão por vir, que é conseguir reduzir os surtos de doenças por transmissão hídrica. Esse é nosso objetivo concreto e hoje estamos dando um passo importante para alcança-lo”.

                Em sua fala Bertulio reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a saúde. “Precisaremos das equipes técnicas para subsidiar os rumos das ações políticas na área da vigilância e o Governo do Estado, acreditando no potencial desses técnicos e com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população mato-grossense, dará todo o apoio necessário”, finalizou.

    A representante do Ministério da Saúde e técnica da coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, Fernanda Queiroz, explica que as sugestões discutidas durante o evento serão agregadas aos produtos das outras oficinas realizadas nas demais regiões do Brasil. “Construiremos nesses três dias de evento as diretrizes para o combate aos surtos que envolvam a água para consumo humano nos estados do centro oeste. Além disso, as discussões servirão de fundamento para a produção do Protocolo Nacional de Atuação para o Programa Vigiagua”.

    O Ministério da Saúde já realizou a Oficina nas regiões sul e nordeste para que possa ser feita essa discussão com os municípios, uma vez que as doenças diarreicas vêm acometendo diversas localidades, por causa da ausência da água adequada para o consumo humano.

    Participaram também da abertura do evento, a secretária adjunta de Políticas e Atenção a Saúde da SES, Silvana Kruger, a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria de Lourdes Girardi, além de representantes dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e do Ministério da Saúde.

    Programação

    A atuação do CIEVS Nacional, do Vigiagua e a rede de laboratórios de saúde pública foram temas das palestras apresentadas no período da tarde nessa terça-feira (15.09). Nos próximos dois dias serão desenvolvidos trabalhos em grupo. O enceramento acontece na quinta-feira (17.09) com a apresentação dos resultados da Oficina.

    Dia – 16/09/2015 09h00 – 09h30: Apresentação da Metodologia de Trabalho em grupos – CGVAM/MS 09h30 – 12h00: Trabalhos em grupos 12h00 – 13h00: Almoço 13h00 – 17h00: Trabalhos em grupos Dia – 17/09/2015 09h00 – 10h00: Avaliação do Risco Microbiológico em Água de Consumo Humano – Dr. Daniel Cerqueira 10h00 – 10h30: Debate 10h30 – 12h00: Apresentação dos Trabalhos em grupo 12h00 – 13h00: Almoço 13h00 – 16h00: Apresentação dos Trabalhos em grupo 16h00 – 17h30: Encaminhamentos e Encerramento