Sintep-MT
Agenda de mobilização encerra com Marcha Estadual em Defesa e Promoção
     da Escola Pública e por Nenhum Direito a Menos na Capital
        Os trabalhadores da educação pública paralisam as atividades nesta  sexta-feira, 25 de setembro. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), em todos os municÃpios do estado os profissionais participam da mobilização para o alinhamento das discussões que começaram no último dia 14 por uma escola pública de qualidade.
        Nas discussões, que seguem até esta quinta-feira (24), os trabalhadores das escolas públicas em Mato Grosso buscam responder: Qual o Retrato da sua Escola?, com uma análise da real situação sobre a estrutura predial, de laboratórios e bibliotecas, do número e qualificações dos professores efetivos e contratados e ainda a lotação de alunos por sala. Toda comunidade escolar foi convidada a participar.
           O Sintep quer identificar os motivos que levam à baixa pontuação nos exames que avaliam a qualidade da educação. “Não podemos cair na falácia de que o desafio de qualificar a educação é responsabilidade única e exclusiva dos profissionais que estão em sala de aula, esse desafio está para além disso”, destaca o presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes do Nascimento.
        A mobilização visa ainda cobrar do governo estadual o cumprimento das legislações que propiciam polÃticas voltadas ao fortalecimento da democratização da gestão e a valorização profissional. O debate está dividido em quatro eixos: Direitos Sociais, Qualidade social da Educação, Valorização Profissional e Democratização da Gestão e resultará num documento a ser encaminhado para o Sintep-MT.
           Em Cuiabá, além da paralisação, a direção convoca os trabalhadores para participarem do Ato Público, às 15h, na Secretaria de Estado de Educação. No dia 23 de outubro, encerram a agenda de mobilização com Marcha Estadual em Defesa e Promoção da Escola Pública e por Nenhum Direito a Menos, na Capital.