Início COMUNIDADE EM PAUTA Canetas emagrecedoras: Reino Unido alerta para casos de pancreatite grave e mortes

Canetas emagrecedoras: Reino Unido alerta para casos de pancreatite grave e mortes

96
0
Google search engine

Apesar de raros, casos relacionados a canetas emagrecedoras foram graves

Vitoria Lopes Gomez

caneta emagrecedora
(Imagem: MillaF/Shutterstock)

Siga o Olhar Digital no Google DiscoverA Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido alertou para um efeito colateral raro, mas potencialmente grave, associado ao uso de canetas emagrecedoras para obesidade e diabetes, como Wegovy, Ozempic e Mounjaro. Segundo o órgão, há registros de casos de pancreatite aguda relacionados a esses tratamentos, incluindo episódios fatais.

De acordo com a MHRA, foram relatados 1.296 casos de pancreatite aguda relacionados a medicamentos com agonistas de GLP-1 entre 2007 e outubro de 2025. Desse número, 19 resultaram em óbitos e 24 em pancreatite necrosante, forma mais grave da inflamação, caracterizada pela morte de tecido do pâncreas.

Ainda de acordo com o órgão, nesse mesmo período, foram mais de 25 milhões de canetas emagrecedoras comercializadas no Reino Unido. Só entre o início de 2024 e o início de 2025, cerca de 1,6 milhão de adultos na Inglaterra, País de Gales e Escócia utilizaram medicamentos com GLP-1, como a semaglutida (Wegovy, Ozempic) e a tirzepatida (Mounjaro), para perder peso.

caneta emagrecedora
Casos de pancreatite são raros, mas podem ser graves (Imagem: Eduardo Monroy Husillos/iStock)

Casos de pancreatite são raros, mas preocupantes

A proporção de casos é pequena e o risco é considerado baixo. Mesmo assim, a liberação comercial das canetas emagrecedoras mostrou que alguns casos, embora raros, foram particularmente severos.

A agência pediu que médicos e pacientes estejam atentos aos sinais da condição. Os principais sintomas incluem dor abdominal intensa e persistente, que pode se espalhar para as costas, além de náuseas e vômitos. Diante dessas manifestações, a recomendação é procurar atendimento médico imediato.

A MHRA também atualizou as informações de segurança destinadas a profissionais de saúde e usuários, reforçando que os medicamentos devem ser utilizados apenas com acompanhamento médico. A agência orienta que os benefícios e riscos sejam discutidos antes do início do tratamento.

Para a diretora de segurança da MHRA, Alison Cave, esses remédios são seguros e oferecem ganhos relevantes à saúde para a maioria das pessoas, mas a possibilidade de efeitos adversos graves, ainda que rara, não deve ser ignorada.

O pâncreas é um órgão essencial para a digestão e o controle do açúcar no sangue. Na maioria dos casos de pancreatite aguda, a recuperação ocorre em cerca de uma semana, mas quadros graves podem levar a complicações.

O que dizem as fabricantes das canetas emagrecedoras?

Olhar Digital entrou em contato com a Novo Nordisk (fabricante do Ozempic e Wegovy) e com a Eli Lilly (fabricante do Mounjaro) para posicionamento.

A nota será atualizada mediante retorno.

 Foto: Divulgação/Eli Lilly