Início Segurança CELULAR SEGURO NO CARNAVAL: saiba como emitir alerta do aplicativoem caso de...

CELULAR SEGURO NO CARNAVAL: saiba como emitir alerta do aplicativoem caso de roubo durante a folia

56
0
Google search engine

e a vítima de furto ou roubo ainda não for cadastrada na plataforma, poderá cadastrar em até 15 dias após o ocorrido.​

Os brasileiros já estão em ritmo acelerado de carnaval nesta sexta-feira (13). Um verdadeiro mosaico de ritmos arrasta multidões em circuitos de Norte a Sul do país. Mas, justamente quando a folia e a identidade cultural brasileira têm a expressão máxima do ano de sua diversidade, cores e vibrações, os imprevistos podem acontecer, como ter um celular roubado ou perdido.ebcebc

Para proteger os cidadãos e ajudá-los a comunicar de forma eficiente e ágil as ocorrências de roubos e furtos de aparelhos, o Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibiliza o aplicativo Celular Seguro para dispositivos eletrônicos e a versão web, no site do Celular Seguro, que ajudam evitar golpes e prejuízos à vítima.

Com apenas um alerta, o dono do aparelho comunica o crime pela plataforma tecnológica e, ao mesmo tempo, decide o que bloquear, se o aparelho, a linha telefônica, os aplicativos bancários e as instituições financeiras. 

Saiba como emitir alerta do aplicativo Celular Seguro em caso de roubo
Saiba como emitir alerta do aplicativo Celular Seguro em caso de roubo. Foto: MJSP/Divulgação

O usuário também pode registrar a ocorrência pelo Celular Seguro usando outro aparelho telefônico, tablet ou computador. Não é necessário ter registro prévio no aplicativo, nem informar o Imei (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), que é a identidade única atribuída ao aparelho e tem de 15 a 17 dígitos. ​​

Se a vítima de furto ou roubo ainda não for cadastrada na plataforma, poderá cadastrar em até 15 dias após o ocorrido.​

O Ministério da Justiça e Segurança Pública orienta os cidadãos a baixar o aplicativo, fazer o cadastro com antecedência e aproveitar o carnaval com mais segurança e tranquilidade. 

📱 Como se cadastrar no Celular Seguro

1

Acesse o site Celular Seguro ou instale o aplicativo no seu aparelho celular.

2

Faça login utilizando sua conta Gov.br, informando CPF e senha.

3

Leia e concorde com os termos de uso para continuar.

4

Cadastre pessoas de confiança. No primeiro acesso, não haverá nenhum contato registrado. Clique em “Cadastrar Contato” para adicionar alguém. Essa pessoa poderá visualizar seu aparelho no perfil dela e, caso aconteça algo com o seu celular, emitir um alerta em seu nome pelo aplicativo.

5

Registre o telefone clicando em “Cadastrar Telefone”. Informe se você é o titular da linha. Caso não seja, será necessária a autorização do responsável pela linha para concluir o cadastro.

O ministério destaca que não há limite de quantidade para o registro de dispositivos no aplicativo.

Alerta de roubo

Caso ocorra alguma situação de roubo, perda ou furto do aparelho, o próprio usuário ou a pessoa de confiança indicada poderá criar um alerta por meio do site, ou aplicativo.

Quem fizer a tarefa deverá selecionar qual aparelho deseja emitir o alerta Meus telefones ou Telefones de Confiança. Em seguida, o internauta verá uma lista de todos os aparelhos cadastrados e deverá selecionar aquele que teve o problema e clicar no botão “Alerta” para emiti-lo. Assim que o alerta for emitido, será exibido um número de protocolo. É necessário guardar esse número, pois para atendimentos posteriores com as instituições parceiras, o usuário precisará fornecê-lo.

Celular Seguro

Criada em dezembro de 2023, a ferramenta de prevenção e resposta rápida em casos de roubo, furto ou perda de aparelhos móveis conta atualmente com 3,81 milhões de usuários cadastrados em todo o Brasil. Em 2025, foram registrados 98.786 alertas, representando um crescimento de cerca de 5,5%, em relação a 2024.

Para este ano, o governo federal planeja ampliar e melhorar o serviço por meio da integração com as polícias civis.

🚨 O que a medida permite às polícias

1

Emitir alertas de bloqueio de IMEI, linhas telefônicas e contas em instituições parceiras.

2

Ativar alertas no modo recuperação, com envio de mensagens por WhatsApp e SMS para uma nova linha habilitada em aparelho com restrição.

3

Fazer a criação automática de boletim de ocorrência, a partir da emissão do alerta no Celular Seguro.