quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioDSA tem estratégia para combater raiva em herbívoros

DSA tem estratégia para combater raiva em herbívoros

Banner animado

                  O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Animal (DSA/SDA), tem colocado em prática ações do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), visando o efetivo controle da doença em bovinos, sendo que as atividades relacionadas à raiva tiveram início em 1966.

                  No Brasil, a raiva dos herbívoros é essencialmente transmitida por morcegos hematófagos (MH), que, quando infectados, veiculam o vírus rábico em sua saliva, transmitindo-o aos herbívoros ao sugarem o sangue desses animais. Por isso, a prevenção da doença é baseada no controle da população desses morcegos e na redução de contato deles com herbívoros domésticos.

                 O PNCRH propõe estratégias como a vigilância epidemiológica, a profilaxia da doença mediante a vacinação dos herbívoros domésticos em focos, perifocos e em áreas de risco, o cadastramento e o monitoramento dos abrigos de morcegos hematófagos, o controle da população de morcegos da espécie Desmodus rotundus e a educação em saúde. Com isso, a incidência da raiva tem diminuído no País, caindo de 1.584 casos em 2012 para 1.505 em 2013. Nos últimos 10 anos, os casos da doença diminuíram 32%.Além dos prejuízos que essa doença causa à pecuária brasileira, o risco para a saúde humana é corrente, pois muitos casos de raiva humana que ocorreram no Brasil nos últimos anos foram transmitidos por morcegos hematófagos. O DSA é responsável por informar imediatamente o setor de saúde quando há incidência de casos em herbívoros, para atuação e prevenção da raiva em pessoas eventualmente expostas.

                      O sistema de vigilância para síndromes nervosas em herbívoros é executado nos níveis federal e estadual, tendo como base a execução de ações contínuas, sem prazo de finalização, e também atuação em situações emergenciais, no caso de surtos epidêmicos.

                     De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques, a principal meta do PNCRH é a redução de ocorrência de raiva em herbívoros no País. “Esta meta vem sendo alcançada mediante os esforços contínuos de equipes de controle da doença em diversos habitats, sendo a maioria desses inóspitos, como florestas, mangues, regiões acidentadas, o que evidencia a eficiência da estratégia que estamos aplicando”, disse.     Fonte: MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

COLIMEL

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes