DSA tem estratégia para combater raiva em herbÃvoros
         O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Animal (DSA/SDA), tem colocado em prática ações do Programa Nacional de Controle da Raiva dos HerbÃvoros (PNCRH), visando o efetivo controle da doença em bovinos, sendo que as atividades relacionadas à raiva tiveram inÃcio em 1966.
         No Brasil, a raiva dos herbÃvoros é essencialmente transmitida por morcegos hematófagos (MH), que, quando infectados, veiculam o vÃrus rábico em sua saliva, transmitindo-o aos herbÃvoros ao sugarem o sangue desses animais. Por isso, a prevenção da doença é baseada no controle da população desses morcegos e na redução de contato deles com herbÃvoros domésticos.
         O PNCRH propõe estratégias como a vigilância epidemiológica, a profilaxia da doença mediante a vacinação dos herbÃvoros domésticos em focos, perifocos e em áreas de risco, o cadastramento e o monitoramento dos abrigos de morcegos hematófagos, o controle da população de morcegos da espécie Desmodus rotundus e a educação em saúde. Com isso, a incidência da raiva tem diminuÃdo no PaÃs, caindo de 1.584 casos em 2012 para 1.505 em 2013. Nos últimos 10 anos, os casos da doença diminuÃram 32%.Além dos prejuÃzos que essa doença causa à pecuária brasileira, o risco para a saúde humana é corrente, pois muitos casos de raiva humana que ocorreram no Brasil nos últimos anos foram transmitidos por morcegos hematófagos. O DSA é responsável por informar imediatamente o setor de saúde quando há incidência de casos em herbÃvoros, para atuação e prevenção da raiva em pessoas eventualmente expostas.
           O sistema de vigilância para sÃndromes nervosas em herbÃvoros é executado nos nÃveis federal e estadual, tendo como base a execução de ações contÃnuas, sem prazo de finalização, e também atuação em situações emergenciais, no caso de surtos epidêmicos.
           De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques, a principal meta do PNCRH é a redução de ocorrência de raiva em herbÃvoros no PaÃs. “Esta meta vem sendo alcançada mediante os esforços contÃnuos de equipes de controle da doença em diversos habitats, sendo a maioria desses inóspitos, como florestas, mangues, regiões acidentadas, o que evidencia a eficiência da estratégia que estamos aplicandoâ€, disse.    Fonte: MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento