A secretária adjunta Marilê Ferreira acompanhou de perto o trabalho das equipes
Sandra Carvalho | Assessoria Setas-MTÂ
Durante as visitas foi possÃvel ouvir aproximadamente 700 servidores da rede – Foto por: Jana Pessôa

Equipes da Superintendência do Sistema Único de Assistência Social (Ssuas), da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) realizaram visita técnica a 280 unidades distribuÃdas entre 71 municÃpios mato-grossenses em 2015.
 As visitas técnicas, de acordo com a secretária adjunta de Assistência, Marilê Ferreira, têm por finalidade orientar os municÃpios quanto aos serviços socioassistenciais da Proteção Social Especial (PSE) e Proteção Social Básica (PSB).
Os técnicos, detalha a adjunta, monitoram a implantação dos serviços referentes as expansões da PSB e PSE ocorrido de 2011 a 2014 e acompanham o processo de aperfeiçoamento gradativo dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).
“Além disso, acompanham a execução do plano do serviço de acolhimento para crianças, adolescente e jovem até 21 anos e do plano do serviço de acolhimento para adultos e famÃliasâ€, completa Marilê Ferreira, destacando ainda o serviço de verificação junto à Gestão a execução do Programa Acessuas Trabalho, do BPC, do Pacto de Aprimoramento, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Pronatec e do RMA.
Durante as visitas realizadas em 2015, os técnicas da Setas ouviram pelo menos 700 servidores da rede socioassistencial . Além destas ações, a Setas atendeu outras demandas a exemplo do Centro POP , Residência Inclusiva e Nossa Casa, em Cuiabá, Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes Colégio Nazaré (Poconé);  Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Chapada dos Guimarães) e  Comunidade Quilombola de Abolição (Santo Antônio do Leverger).
Balanço
Além das visitas a 280 unidades da PSE e PSB, a Ssuas realizou 3.031 atividades 15 diferentes atividades, como monitoramento, atendimento ao municÃpio, encontros técnicos e capacitações; 13.373 orientações sobre serviços programas e benefÃcios; 1.378 atendimentos aos municÃpios por telefone e e-mail; além de aproximadamente 80 participações em seminários, oficinas, conferências, fóruns, audiências públicas e outras atividades afins.
Avaliação
No inÃcio de dezembro foi realizada reunião de avaliação da Equipe da Ssuas. A iniciativa, de acordo com a superintendente Maysa Persona, teve por objetivo pontuar e refletir sobre os trabalhos de 2015, buscando melhorar alguns aspectos em 2016, sempre com intuito de aprimorar o apoio técnico a Gestão do Sistema Único de Assistência Social aos MunicÃpios