Hannah Marques | Procon/Sejudh-MTÂ
            No ano de 2015, o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), registrou 37.248 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 30.496 registros, enquanto pela ferramenta de atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 6.752 reclamações em Mato Grosso.
No Sindec, o setor “Serviços Essenciais†segue em primeiro lugar em número de registros, com 13.627 reclamações. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétricaâ€, com 5.203 atendimentos, seguido por “Ãgua e Esgotoâ€, que teve 4.657 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celularâ€, com 2.352 reclamações.
Com 6.720 reclamações, o setor “Assuntos Financeiros†ocupa a segunda posição, registrando 2.492 procedimentos para a categoria “Financeiraâ€, 1.584 para “Banco Comercial†e 1.120 para “Cartão de Créditoâ€.
A área “Produtos†ocupa o terceiro lugar, com 5.025 atendimentos: 865 reclamações para a categoria “Telefone†(Convencional, Celular, Interfone, etc.), 364 para “Eletroeletrônico Importadoâ€, e 260 para “Microcomputador/Produtos de Informáticaâ€.
Já o setor “Serviços Privadosâ€, com 3.858 registros, está na quarta posição do ranking, com 1.556 procedimentos para a categoria “TV por Assinaturaâ€, 387 para “Informática†(Provedor de Acesso à Internet), e 379 para “Escola†(Pré, 1º, 2º Graus e Superior).
Em quinto lugar está o setor “Saúdeâ€, que registrou 480 reclamações: 172 para a categoria “Plano de Saúde Regulamentadoâ€, 97 para “Farmácia/Drogaria†e 62 para “Convênio de Assistência Médica/Odontológicaâ€. A categoria “Habitação†ocupa o sexto lugar com 415 reclamações, com 231 procedimentos para a categoria “Incorporação†(Construtoras e Incorporadoras), 109 para “CondomÃnioâ€, e 48 para a categoria “Loteamentoâ€.
Na última posição está o setor “Alimentosâ€, com 371 registros: 64 para a categoria “Supermercadoâ€, 52 para “Leite e Derivados†e 26 para “Bolacha, Biscoitos e Petiscosâ€.
A lista com as primeiras 10 posições mais reclamadas de forma presencial em 2015 no Procon/MT ficou assim:
1º – ENERGISA S/A
2º - CAB CUIABà S/A
3° – CLARO S/A
4° – VIVO S/A
5° – SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA
6° – OI CELULAR S/A
7° – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
8° – NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S/A
9° - BANCO BRADESCO S/A
10º - BANCO DO BRASIL S/A.
Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.
Atendimento Online
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br o Procon registrou 6.752 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações†liderou o ranking com 3.637 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeirosâ€, com 1.340 reclamações; em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informáticaâ€, com 1.031 registros. Na quarta posição da plataforma está o setor “Produtos Eletrodoméstico e Eletrônicos†com 274 atendimentos.
O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtosâ€, que recebeu 221 reclamações, seguido de “Transportesâ€, que com 114 registros ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área “Demais Serviçosâ€, com 73 reclamações. A área “Turismo/Viagens†registrou 30 reclamações, ficando assim na oitava posição.
Já a categoria “Ãgua, Energia e Gás†ocupa a nona posição do ranking, com 14 registros. A categoria “Saúde†vem em seguida com nove registros. E a categoria “Educação†registrou seis reclamações.
Foram registradas três reclamações na categoria “Alimentosâ€, e não tiveram reclamações registradas na categoria “Habitaçãoâ€.
O ranking de 2015 demonstra o cumprimento do acordo de resultados firmado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – Sejudh, com o governador Pedro Taques no que se refere à  ampliação de acesso ao consumidor, que tinha como meta 30 mil atendimentos presenciais e pelo menos 5 mil atendimentos virtuais.
Atendimento no Procon
O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, EdifÃcio Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 8h à s 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT de segunda a sexta-feira, das 8h30 à s 17h30.
No posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados das 7h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.