quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioEleiçõesELEIÇÕES 2016: Pesquisa IBOPE aponta desejo de mudança

ELEIÇÕES 2016: Pesquisa IBOPE aponta desejo de mudança

Banner animado

 divulgação                            A revolta dos brasileiros em relação a atual realidade política é bastante grande, o que  dificultará em muito a reeleição dos atuais prefeitos em 2016.  Pesquisa do IBOPE Inteligência mostra que 40% dos brasileiros declaram que votariam em um prefeito de oposição ao atual, contra 22% que dizem que votariam no atual prefeito e 8% que votariam em alguém indicado por ele.

          O restante se divide entre não votar (16%) e não saber ainda o que fará (15%).  Os candidatos de oposição se destacam, sobretudo, no Norte/Centro-Oeste (46% contra 23% que votariam nos atuais prefeitos ou indicados) e no Sudeste (42% X 24%).

           O partido do atual prefeito também influencia a decisão do eleitor. Nos municípios administrados por um gestor do PMDB, 49% votariam em um candidato da oposição, ao passo que 14% declaram voto no atual prefeito e 10% em alguém indicado por ele, além dos 13% que dizem que não votarão em ninguém e 14% que ainda não sabem.

                   Nas cidades geridas pelo PSDB, 45% votariam em um candidato da oposição, ao passo que 26% declaram voto no atual prefeito e 6% em algum candidato indicado por ele. Nesse caso, 10%  dizem que não votarão em ninguém e 13% ainda não sabem.

        Nos municípios administrados pelo PT, 33% declaram voto no candidato de oposição, ao passo que 17% declaram voto no atual prefeito e 5% em alguém indicado por ele. É nas cidades onde o Partido dos Trabalhadores governa que há o maior índice de eleitores que dizem que não votarão em ninguém: 29%.

        O comportamento do eleitor também muda de acordo com a condição do município. Nas capitais e nas cidades vizinhas, 40% não têm candidato ou ainda não sabem em quem votarão, contra 23% no interior. Nas cidades interioranas, os atuais prefeitos ou seus candidatos levam vantagem: 33% contra 27% nas capitais e 24% nas cidades do entorno.

               Foram entrevistadas 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, em 143 municípios do país, entre os dias 5 e 9 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A informação é da assessoria do Ibope

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes