Folhapress
divulgação
           A cirurgia foi feita para a correção de um deslocamento da prótese que ele colocou no quadril em novembro de 2012
Pelé, 75, foi submetido a uma cirurgia na região do quadril no inÃcio de dezembro de 2015, nos Estados Unidos, onde segue fazendo fisioterapia e repousando com seus familiares. O procedimento foi feito no Hospital for Special Surgery, em Nova York, onde o ex-jogador ficou internado entre os dias 3 e 7 de dezembro do ano passado.
Â
A assessoria de Pelé informou que a cirurgia foi feita para a correção de um deslocamento da prótese que ele colocou no quadril em novembro de 2012. A peça fica localizada na junção do fêmur e do quadril, e sua mudança de posição estava gerando dores no ex-atleta desde meados de 2015, quando ele passou a planejar a cirurgia.
Â
Desfrutando de férias entre dezembro e o inÃcio de fevereiro, Pelé fez a cirurgia nos Estados Unidos também para ficar próximo da filha Kelly e de seus netos, que moram em Nova York, durante as comemorações de Natal e de Ano Novo.
Â
Desde sua liberação do hospital, Pelé passou por um perÃodo de repouso e segue fazendo sessões de fisioterapia, rotina que continuará no Brasil a partir da próxima semana, quando retorna ao paÃs.
Â
Via assessoria de imprensa, o Rei do Futebol disse à reportagem que sua saúde está boa e que fez a cirurgia tendo em vista a OlimpÃada do Rio.
Â
“São três vagas para veteranos”, brincou, em referência a possibilidade de a seleção usar três jogadores acima de 23 anos nos Jogos.
Â
HISTÓRICO HOSPITALAR
O procedimento no quadril é o mais recente de uma série de cirurgias e tratamentos pelos quais Pelé tem passado nos últimos anos. Em julho de 2015, Pelé ficou uma semana internado após cirurgia na coluna para “descompressão de raiz nervosa”.
Â
Em maio do mesmo ano, ficou três dias internado após uma cirurgia na próstata. Na ocasião, ele havia sido admitido no hospital para exames de rotina e passou por um procedimento cirúrgico de ressecção transuretral da próstata, feito para remover parcial ou totalmente essa glândula.
Â
Em 24 de novembro de 2014, Pelé foi internado no mesmo hospital após exames de revisão de sua cirurgia de cálculos renais diagnosticarem uma infecção urinária. Três dias depois, ele foi transferido para a UTI e precisou submeter-se a uma hemodiálise para ajudar o rim a filtrar o sangue.
Â
No mesmo perÃodo, foi revelado pelo estafe de Pelé que ele não tinha o rim direito, extraÃdo em uma cirurgia há mais de 30 anos. Em tese, a falta de um rim poderia retardar o tratamento no hospital.