quarta-feira, 22/01/2025
Banner animado
InícioNotíciasEsportesMinistério do Esporte oferece treinamento às prefeituras de MT

Ministério do Esporte oferece treinamento às prefeituras de MT

Banner animado
Equipe do Governo Federal vem a Cuiabá para capacitar municípios interessados em receber programas sociais

Marcio Camilo | Seduc-MT 

Pelc desenvolvido em Maricá, na cidade do Rio Janeiro. Programa transformou a comunidade local – Foto por: Prefeitura de Maricá

Pelc desenvolvido em Maricá, na cidade do Rio Janeiro. Programa transformou a comunidade local

                             O Ministério do Esporte (ME) vem a Cuiabá, na próxima segunda-feira (18.01), promover curso de capacitação para gestores estaduais e municipais interessados em participar dos programas sociais do Governo Federal.  A capacitação será no auditório do Ginásio Aecim Tocantins, no bairro Verdão, a partir das 8h.

De acordo com o secretário Adjunto de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Pedro Luiz Sinohara, essa será uma oportunidade para os gestores conhecerem projetos de grande relevância, entre eles o Programa Esporte e Lazer na Cidade (Pelc), que já beneficiou milhares de pessoas no país inteiro.  

Conforme o gestor, o objetivo do Ministério do Esporte é mostrar a importância desses programas e capacitar a equipes locais (oriundas de prefeituras, estados e universidades) por meio de oficinas para a elaboração de projetos técnicos e pedagógicos.

Além do Pelc, o ME vai oferecer capacitação para os programas: Vida Saudável (pessoa idosa); Luta pela Cidadania, que utiliza as artes marciais como instrumento de socialização; e o Programa Segundo Tempo, que é dividido em Universitário (estudantes do Ensino Superior), Paradesporto (pessoas com deficiência) e Padrão, para crianças, adolescentes e jovens expostos a riscos sociais.

“Ministério do Esporte irá proporcionar aos interessados o conhecimento desses projetos, bem como os caminhos e os instrumentos para levar as ações para os municípios ou instituição”, ressaltou Sinohara.

O Superintendente de Políticas Esportivas Especiais da Seduc, Mario Marcio Pecora, explicou que, ao celebrarem convênio com o ministério, as prefeituras terão todo aporte financeiro para a contração de monitores e materiais esportivos para o desenvolvimento dos projetos, que serão ofertados gratuitamente à população.

Pecora enfatizou a importância das cidades aderirem aos programas federais. “O Pelc, por exemplo, é distribuído pela cidade em vários polos, principalmente nas regiões periféricas. Cada polo contempla 400 pessoas em atividades artísticas, esportivas, de lazer e recreação. É um projeto que abrange todos os públicos, de crianças a pessoas com deficiência e pessoas idosas”.

O município interessando em se credenciar para receber um dos programas tem até o dia 10 de fevereiro para mandar a proposta. Além de Cuiabá, o ME irá visitar todas as capitais brasileiras por meio da Caravana de Planejamento de Projetos Técnicos Pedagógicos dos Programas Sociais do Ministério do Esporte.

A capacitação dos gestores será feita por equipes técnicas da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis/Dedap), bem como equipes vinculadas às universidades parceiras – UFMG e UFRGS, responsáveis pelos processos de formação, acompanhamento e avaliação dos Programas Sociais.  

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes