Equipe do Governo Federal vem a Cuiabá para capacitar municÃpios interessados em receber programas sociais
Marcio Camilo | Seduc-MTÂ
               O Ministério do Esporte (ME) vem a Cuiabá, na próxima segunda-feira (18.01), promover curso de capacitação para gestores estaduais e municipais interessados em participar dos programas sociais do Governo Federal. A capacitação será no auditório do Ginásio Aecim Tocantins, no bairro Verdão, a partir das 8h.
De acordo com o secretário Adjunto de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Pedro Luiz Sinohara, essa será uma oportunidade para os gestores conhecerem projetos de grande relevância, entre eles o Programa Esporte e Lazer na Cidade (Pelc), que já beneficiou milhares de pessoas no paÃs inteiro. Â
Conforme o gestor, o objetivo do Ministério do Esporte é mostrar a importância desses programas e capacitar a equipes locais (oriundas de prefeituras, estados e universidades) por meio de oficinas para a elaboração de projetos técnicos e pedagógicos.
Além do Pelc, o ME vai oferecer capacitação para os programas: Vida Saudável (pessoa idosa); Luta pela Cidadania, que utiliza as artes marciais como instrumento de socialização; e o Programa Segundo Tempo, que é dividido em Universitário (estudantes do Ensino Superior), Paradesporto (pessoas com deficiência) e Padrão, para crianças, adolescentes e jovens expostos a riscos sociais.
“Ministério do Esporte irá proporcionar aos interessados o conhecimento desses projetos, bem como os caminhos e os instrumentos para levar as ações para os municÃpios ou instituiçãoâ€, ressaltou Sinohara.
O Superintendente de PolÃticas Esportivas Especiais da Seduc, Mario Marcio Pecora, explicou que, ao celebrarem convênio com o ministério, as prefeituras terão todo aporte financeiro para a contração de monitores e materiais esportivos para o desenvolvimento dos projetos, que serão ofertados gratuitamente à população.
Pecora enfatizou a importância das cidades aderirem aos programas federais. “O Pelc, por exemplo, é distribuÃdo pela cidade em vários polos, principalmente nas regiões periféricas. Cada polo contempla 400 pessoas em atividades artÃsticas, esportivas, de lazer e recreação. É um projeto que abrange todos os públicos, de crianças a pessoas com deficiência e pessoas idosasâ€.
O municÃpio interessando em se credenciar para receber um dos programas tem até o dia 10 de fevereiro para mandar a proposta. Além de Cuiabá, o ME irá visitar todas as capitais brasileiras por meio da Caravana de Planejamento de Projetos Técnicos Pedagógicos dos Programas Sociais do Ministério do Esporte.
A capacitação dos gestores será feita por equipes técnicas da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis/Dedap), bem como equipes vinculadas à s universidades parceiras – UFMG e UFRGS, responsáveis pelos processos de formação, acompanhamento e avaliação dos Programas Sociais. Â