reprodução web
 Â
Â
  brasil247
      Como previsto pelo acordo nuclear alcançado em julho de 2015 entre a o Irã e as seis maiores potências mundiais, os Estados Unidos e a União Europeia anunciaram no sábado (16) o levantamento das sanções contra a nação islâmica. O anúncio foi feito após o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA), Yukiya Amano, ter confirmado que o Irã cumpriu suas obrigações perante o acordo nuclear.
A certificação pela AIEA permitirá ao Irã recuperar imediatamente cerca de US$ 100 bilhões em bens congelados no exterior. Com o levantamento das sanções, o Irã também se beneficiará de novas oportunidades comerciais, financeiras e no setor do petróleo.
Amano afirmou que a certificação significa que “as relações entre o o Irã e a AIEA entram em uma nova fase. Esse é um dia importante para a comunidade internacional. Parabenizo todos que ajudaram a tornar isso realidade.”
O anúncio histórico aconteceu horas depois de o Irã ter libertado quatro americanos, incluindo o repórter do ‘The Washington Post’ Jason Rezaian, em troca de sete iranianos presos ou indiciados nos EUA, autoridades de Teerã e Washington.
O grande avanço diplomático ocorreu enquanto os dois paÃses negociavam os detalhes finais para levantar as sanções contra Teerã.
A previsão era de que Rezaian, o ex-marine Amir Hekmati, o pastor Saeed Abedini e Nosratollah Khosravi-Roodsari, cujo nome não havia sido divulgado previamente, voassem para a SuÃça antes de serem transportados para um hospital americano em Landstuhl, na Alemanha, para tratamento médico.
Como contrapartida, os EUA vão libertar ou revogar as acusações contra sete iranianos -seis dois quais têm dupla cidadania- acusados de violar as sanções americanas contra o Irã. Três deles, segundo a Reuters, foram perdoados diretamente pelo presidente dos EUA, Barack Obama. Não está claro se eles deixarão os EUA.
Além disso, os EUA suspenderão na Interpol mandados para a extradição de outros 14 iranianos supostamente envolvidos com tráfico de armas.
O anúncio sobre a troca de prisioneiros foi feito no mesmo dia em que o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, se reuniam em Viena.
A Agência Internacional de Energia Atômica deve certificar em breve que o Irã adotou todos os passos previstos para a implementação do acordo nuclear.