quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioEleições19% dos eleitores de MT fizeram cadastro biométrico; prazo somente até maio

19% dos eleitores de MT fizeram cadastro biométrico; prazo somente até maio

Banner animado

Da Assessoria

19% dos eleitores de MT fizeram cadastro biométrico; prazo somente até maio

                      Dos mais de 2,2 milhões de eleitores de Mato Grosso, 420 mil já realizaram o cadastro biométrico e estão aptos a votar com o novo modelo. O número equivale a 19,02% do total de eleitores do Estado. Em contrapartida, somente 3,9% dos votantes de Cuiabá passaram pelo cadastro. Em números, dos 408,1 mil eleitores da Capital, apenas 15,9 mil poderão votar utilizando a digital.

                O Tribunal Regional Eleitoral iniciou o cadastramento biométrico no Estado, em 2010. Desde então, 26 municípios concluíram a etapa de coleta e podem utilizar o novo método. Outras 17 cidades seguem atualizando o cadastro junto à Justiça Eleitoral.

                 Dos municípios onde a biometria já foi totalmente aplicada, Rondonópolis possui o maior colégio eleitoral, com aproximadamente 139,5 mil votantes. Nesta cidade, a eleição deste ano será exclusivamente com identificação biométrica. Em Cuiabá, a eleição será mista, com identificações biométricas e também de forma tradicional na urna eletrônica. No site do órgão é possível consultar a lista de cidades onde o cadastramento está em andamento.

Força tarefa

              O TRE montou uma força tarefa em parceria com o Exército brasileiro para atender os eleitores. Atualmente, em Cuiabá, são realizados cerca de 300 atendimentos por dia e a expectativa é manter essa média. Os eleitores que residem na Capital podem procurar a Casa da Democracia, localizada na avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.750, das 7h30 às 17h. O cadastro é gratuito.

                 Tanto na Capital quanto em outras cidades, para realizar o cadastramento, é necessário fazer um agendamento pelo site do órgão ou pelo telefone 0800-647 8191. Os trabalhos serão realizados até a primeira semana de maio, quando estivermos a 150 dias da eleição.

O cadastro biométrico será retomado após a eleição, no entanto, a partir disso, o eleitor terá que enfrentar filas. O voto biométrico passará a ser obrigatório a partir das eleições gerais de 2018, sob risco de o eleitor ter o título cancelado.

 
 
 
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes