quarta-feira, 22/01/2025
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioSORRISO MATO GROSSO FOI DESTAQUE DA TIJUCA NA SAPUCAÍ

SORRISO MATO GROSSO FOI DESTAQUE DA TIJUCA NA SAPUCAÍ

Banner animado

Tijuca canta a agricultura com colheitadeira de ala e ‘supermilhos’

Abre-alas trouxe cerca de 170 componentes cobertos por barro.
Carro fez ‘colheita’ de uma ala de milhos, e escola distribuiu ovos cozidos.

Do G1 Rio

             Última escola a desfilar no 1º dia do Grupo Especial, a escola do Morro do Borel celebrou a terra e o agronegócio, apostando mais uma vez em alegorias humanas ou vivas – com encenações e coreografias nos carros – para tentar brigar mais uma vez pelo título do carnaval do Rio de Janeiro.
Em 2015, a escola ficou na quarta colocação. A escola foi campeã em 1936, 2010, 2012 e 2014. O enredo “Semeando Sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado”, uma homenagem à cidade de Sorriso, no Mato Grosso, conhecida como capital da soja, abordou da criação do homem através do barro ao desenvolvimento da agricultura.e vida no campo.  Uma equipe da escola até passeou uma semana pela cidade de Sorriso, mas o patrocínio não veio. Em tempos de aridez financeira, a saída encontrada pelos carnavalescos Mauro Quintaes, Annik Salmon, Hélcio Paim e Marcus Paulo foi apostar na criatividade e no capricho das fantasias para falar da vida no campo.A bateria comandada por mestre Casagrande abusou das bossas e paradinhas, e trouxe a atriz Juliana Alves como rainha.
A atriz Juliana Alves, rainha de bateria da Unidos da Tijuca, foi vestida de Mamangava, a Abelha Rainha (Foto: Reprodução/TV Globo)A atriz Juliana Alves, rainha de bateria da Unidos da Tijuca, foi vestida de Mamangava, a Abelha Rainha (Foto: Reprodução/TV Globo)
Escola teve 29 alas (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)Escola teve 29 alas e trouxe um carro com lagartas gigantes (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Carro faz colheita de ala de milhos
A Unidos da Tijuca desfilou com 6 carros e um tripé, e 3.500 componentes em 29 alas.

A comissão de frente trouxe veio em cima de um módulo e apresentou bailarinos ‘brotando’ e ‘desabrochando’ da terra.

O abre-alas mostrou a criação do homem através do barro e causou impacto ao trazer cerca de 170 componentes cobertos de terra dos pés à cabeça. Para pintar o grupo foram usados mil quilos de argila.

Na sequência, um carro trouxe bichos e plantas. A ala das baianas chamou a atenção ao vir de rocho e marrom, em forma de uma árvore de cabeça para baixo.

O terceiro homenageou a figura do homem do campo, e trouxe a imagem de um caipira em meio a um galinheiro, com direito a distribuição de ovos cozidos.

Outro carro trouxe lagartas e formigas gigantes. Mas o que chamou mais atenção foi um em forma de colheitadeira, com integrantes fantaseados de ‘supermilhos’ no alto e que fazia a colheita de uma ala de milhos.

O desfile terminou numa festa de colheita, com dança de quadrilhas e violeiros.

Imagem mostra carros alegóricos e alas da Tijuca, última escola a desfilar na primeira noite (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)Imagem mostra carros alegóricos e alas da Tijuca, última escola a desfilar na primeira noite (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

 

Coreografia esteve sob o comando de Fábio Costa e sua equipe  (Foto: Alexandre Durão/G1)
Abre-alas trouxe alegoria humana com componentes cobertos por barro (Foto: Alexandre Durão/G1)

Regras
Nesta primeira noite de apresentação, se apresentam, pela ordem, as escolas Estácio de Sá,União da Ilha do Governador, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Tijuca.

Na segunda-feira (8), outras seis escolas complementam os desfiles do Grupo Especial: Vila Isabel, Salgueiro, São Clemente, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Mangueira.

A campeã será conhecida na quarta-feira (10), quando acontece a apuração dos votos. A última colocada será rebaixada para a série A.

Pela regras do carnaval do Rio, as escolas tem entre 65 e 82 minutos para se apresentar. São 9 os quesitos de avaliação: mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, bateria, harmonia, evolução, enredo, samba-enredo, alegorias e adereços, fantasia.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes