quarta-feira, 22/01/2025
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaPROTESTO CONTRA DILMA E E PT PELO BRASIL NESTE 13/03

PROTESTO CONTRA DILMA E E PT PELO BRASIL NESTE 13/03

Banner animado

13:45

Mariana Schreiber, Da BBC Brasil em Brasília

Segundo a Polícia Militar, o protesto em Brasília reuniu 100 mil pessoas. O número é bem maior do que o da manifestação de março do ano passado, quando 45 mil pessoas compareceram.

13:40

Caio Quero, Da BBC Brasil em São Paulo

Diversos manifestantes aproveitaram a presença de um carro da tropa de choque para tirar fotos e selfies. O ajudante de transportes Charles Oliveira, 26, foi um deles. “Apoio Bolsonaro para presidente e por isso apoio os militares “, disse Oliveira, morador de Pirituba, que afirmou esperar que Lula seja preso nos próximos dias.

13:31

Caio Quero, Da BBC Brasil em São Paulo

O boneco Pixuleco, que representa o ex-presidente Lula com roupa de presidiário, é inflado sob aplausos na avenida Paulista. A manifestação em São Paulo está marcada oficialmente para 14h30, mas a avenida já está cheia de manifestantes vestindo verde e amarelo.

13:24

Jefferson Puff – @_jeffersonpuff, Da BBC Brasil no Rio de Janeiro

Um dos personagens mais solicitados para selfies pelos que participam dos protestos na praia de Copacabana, no Rio, o empresário Rodrigo Brasil, de 26 anos, chama atenção ao desfilar com um carro importado conversível levando a bordo um amigo fantasiado de Lula com uniforme de presidiário.

13:11

Mariana Schreiber, Da BBC Brasil em Brasília

Ao final do protesto em Brasília, quando muitos manifestantes já tinham deixado o gramado do Congresso, o deputado federal Jair Bolsonaro foi carregado no colo e ovacionado por algumas centenas de pessoas. Alguns manifestantes deixaram o local dizendo que nenhum político deveria ser “endeusado”. Bolsonaro depois subiu no carro de som e discursou; ele chamou Dilma de “anta” e “canalha” e fez elogios ao golpe militar de 1964.

12:52

Luís Barrucho – @luisbarrucho, Da BBC Brasil em Londres

Cerca de 50 manifestantes protestam contra a presidente Dilma Rousseff em frente à embaixada do Brasil em Londres. Eles pedem o impeachment da petista e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O protesto começou por volta das 14h (11h de Brasília).

12:42

O senador Aécio Neves (PSDB) participou da manifestação em Belo Horizonte. “É a Praça da Liberdade, as praças e ruas do Brasil inteiro dizendo: basta! Basta de tanto desgoverno”, escreveu no Twitter.

12:32

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou manifestantes que demonstravam apoio a ele em frente a seu prédio, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. O PT havia marcado atos neste domingo em diversas cidades, mas a maioria acabou cancelada devido ao temor de confrontos com militantes favoráveis ao impeachment.

12:31

Jefferson Puff – @_jeffersonpuff, Da BBC Brasil no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, militantes a favor do PT e da presidente Dilma Rousseff convocaram, durante a semana, um protesto no Parque Madureira, na zona norte da cidade. A ideia era manter o ato pró-governo distante dos manifestantes que se reúnem na orla de Copacabana, na zona sul. Mas, até o momento, não há movimentação em Madureira.

12:29

Mariana Schreiber, Da BBC Brasil em Brasília

Com uma faixa em que se lia “Pau na jararaca” sobre o desenho de uma cobra com o rosto de Lula, a professora de biologia da UnB Regina Helena Macedo, 57, fazia sucesso na manifestação de Brasília. Muitos faziam fila para tirar fotos com a faixa.

“A manifestação de hoje está tão estusiasmada como a primeira (de março de 2015). As notícias da última semana deram nova esperança (de queda da presidente)”, disse.

Questionada sobre a possibilidade de Michel Temer assumir o governo, ela se disse cética e afirmou que também considera o PMDB corrupto, “mas que pior não pode ficar”.

12:17

Daniela Fernandes, De Paris para a BBC Brasil

Em Paris, cerca de 70 pessoas atenderam à convocação feita pelass mídias sociais e se reuniram defronte a embaixada brasileira na capital francesa para participar dos protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff.

12:11

Em Belo Horizonte, o protesto acontece na Praça da Liberdade. Essas manifestantes fizeram um panelaço contra a presidente Dilma Rousseff, que é mineira.

11:26

Mariana Schreiber, Da BBC Brasil em Brasília

(Agência Brasil)“O grande ídolo da manifestação é o juiz Sérgio Moro. No momento, um dos carros de som passa pela catedral de Brasília. Ao microfone, um dos líderes do protesto pede um agradecimento especial a Jesus Cristo e que ele ilumine os trabalhos da PF (Polícia Federal), do MP (Ministério Público) e da Justiça”, informa a correspondente da BBC Brasil em Brasíia, Mariana Schreiber.

11:24

No Rio, a manifestação ocorre em Copacabana. Grande parte dos manifestantes usa verde e amarelo e carrega bandeiras do Brasil.

11:12

Daniela Fernandes, De Paris para a BBC Brasil

Em Paris, o protesto contra Dilma reúne apenas cerca de 20 pessoas na praça de Alma Marceau, nas proximidades da embaixada brasileira. O evento começou ao som de músicas de Lobão e teve a presença de um mini-boneco Pixuleco.

11:08

Ewerthon Tobace, De Tóquio para a BBC Brasil

BBC Brasil

No Japão, a cantora Tsubasa ─ famosa nas redes sociais por gravar covers de música brasileira ─ postou um vídeo nesta semana em sua página do Facebook convocando os fãs a comparecer aos atos anti-Dilma deste domingo. Em três dias, o vídeo teve quase 300 mil visualizações, 5,7 mil compartilhamentos e gerou uma discussão acalorada entre os internautas.

“Pra um lado ou pra outro, o que não pode acontecer é as pessoas ficarem paradas. Se todos ficarem estáticos, quem perde é o Brasil, e eu torço pelo Brasil”, disse a japonesa ao repórter da BBC Brasil em Tóquio, Ewerthon Tobace.

Tsubasa disse que resolveu fazer o vídeo porque queria chamar a atenção das pessoas, em especial dos fãs, para “os problemas sociais, econômicos e para a corrupção que o Brasil vem sofrendo”.

“Vou ao Brasil desde 2009 e aprendi a gostar do país como se fosse meu país de origem. Tenho um grande número de fãs no Brasil, e a vida deles é muito importante pra mim”, justificou a cantora.

10:53

Mariana Schreiber, Da BBC Brasil em Brasília

(BBC Brasil)Segundo a correspondente da BBC Brasil em Brasília, Mariana Schreiber, manifestantes começam a chegar à Esplanada dos Ministérios, ponto de concentração dos atos anti-Dilma deste domingo. “A impressão inicial é de que a manifestação está menor do que as do ano passado, mas as pessoas ainda estão chegando”, diz ela.

10:47

Mariana Schreiber, Da BBC Brasil em Brasília

(BBC Brasil)

Antonio de Souza, 60 anos, veio às quatro manifestações antigoverno desde março de 2015 para vender bonés, bandeiras e cornetas. Segundo ele, o protesto de hoje está menor que os dois primeiros. “Só o de dezembro foi menor”.

“Cadê o povo pra derrubar a Dilma? Eu vim no protesto contra o Collor. Tinha mil vezes mais gente”, contou.

10:40

Para o diretor do Brazil Institute do King’s College de Londres, Anthony Pereira, a denúncia e pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o efeito imediato de agravar a crise do Brasil. Mas, em longo prazo, isso pode resultar em reformas e ter um impacto positivo na democracia brasileira.

‘Democracia no Brasil não é como pessoas querem’

10:39

Após uma sequência de nove dias tensos que incluíram a condução coercitiva, denúncia e pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são esperados neste domingo  grandes protestos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff em mais de cem cidades em todo o Brasil, além de outros países.

Os bastidores dos protestos deste domingo

10:37

Em Brasília, manifestantes começam a chegar à Esplanada dos Ministérios, ponto de concentração dos protestos anti-Dilma deste domingo.

10:36

O MBL (Movimento Brasil Livre) e o Vem pra Rua são dois dos principais grupos por trás da organização dos protestos.

10:35

Um número inédito de politicos é esperado nas manifestações deste domingo. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) confirmou presença.

10:33

Bom dia! Atos anti-Dilma convocados para este domingo estão previstos para ocorrer em pelo menos 100 cidades brasileiras e no exterior. A BBC Brasil acompanha ao vivo a cobertura das manifestações pró-impeachment.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes