13:45
Mariana Schreiber, Da BBC Brasil em BrasÃlia
Segundo a PolÃcia Militar, o protesto em BrasÃlia reuniu 100 mil pessoas. O número é bem maior do que o da manifestação de março do ano passado, quando 45 mil pessoas compareceram.
13:40
Caio Quero, Da BBC Brasil em São Paulo
Diversos manifestantes aproveitaram a presença de um carro da tropa de choque para tirar fotos e selfies. O ajudante de transportes Charles Oliveira, 26, foi um deles. “Apoio Bolsonaro para presidente e por isso apoio os militares “, disse Oliveira, morador de Pirituba, que afirmou esperar que Lula seja preso nos próximos dias.
13:31
Caio Quero, Da BBC Brasil em São Paulo
O boneco Pixuleco, que representa o ex-presidente Lula com roupa de presidiário, é inflado sob aplausos na avenida Paulista. A manifestação em São Paulo está marcada oficialmente para 14h30, mas a avenida já está cheia de manifestantes vestindo verde e amarelo.
13:24
Jefferson Puff – @_jeffersonpuff, Da BBC Brasil no Rio de Janeiro
Um dos personagens mais solicitados para selfies pelos que participam dos protestos na praia de Copacabana, no Rio, o empresário Rodrigo Brasil, de 26 anos, chama atenção ao desfilar com um carro importado conversÃvel levando a bordo um amigo fantasiado de Lula com uniforme de presidiário.
13:11
Mariana Schreiber, Da BBC Brasil em BrasÃlia
Ao final do protesto em BrasÃlia, quando muitos manifestantes já tinham deixado o gramado do Congresso, o deputado federal Jair Bolsonaro foi carregado no colo e ovacionado por algumas centenas de pessoas. Alguns manifestantes deixaram o local dizendo que nenhum polÃtico deveria ser “endeusado”. Bolsonaro depois subiu no carro de som e discursou; ele chamou Dilma de “anta” e “canalha” e fez elogios ao golpe militar de 1964.
12:52
LuÃs Barrucho – @luisbarrucho, Da BBC Brasil em Londres
Cerca de 50 manifestantes protestam contra a presidente Dilma Rousseff em frente à embaixada do Brasil em Londres. Eles pedem o impeachment da petista e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O protesto começou por volta das 14h (11h de BrasÃlia).
12:42
O senador Aécio Neves (PSDB) participou da manifestação em Belo Horizonte. “É a Praça da Liberdade, as praças e ruas do Brasil inteiro dizendo: basta! Basta de tanto desgoverno”, escreveu no Twitter.
12:32
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou manifestantes que demonstravam apoio a ele em frente a seu prédio, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. O PT havia marcado atos neste domingo em diversas cidades, mas a maioria acabou cancelada devido ao temor de confrontos com militantes favoráveis ao impeachment.
12:31
Jefferson Puff – @_jeffersonpuff, Da BBC Brasil no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, militantes a favor do PT e da presidente Dilma Rousseff convocaram, durante a semana, um protesto no Parque Madureira, na zona norte da cidade. A ideia era manter o ato pró-governo distante dos manifestantes que se reúnem na orla de Copacabana, na zona sul. Mas, até o momento, não há movimentação em Madureira.
12:29
Mariana Schreiber, Da BBC Brasil em BrasÃlia
Com uma faixa em que se lia “Pau na jararaca” sobre o desenho de uma cobra com o rosto de Lula, a professora de biologia da UnB Regina Helena Macedo, 57, fazia sucesso na manifestação de BrasÃlia. Muitos faziam fila para tirar fotos com a faixa.
“A manifestação de hoje está tão estusiasmada como a primeira (de março de 2015). As notÃcias da última semana deram nova esperança (de queda da presidente)”, disse.
Questionada sobre a possibilidade de Michel Temer assumir o governo, ela se disse cética e afirmou que também considera o PMDB corrupto, “mas que pior não pode ficar”.
12:17
Daniela Fernandes, De Paris para a BBC Brasil
Em Paris, cerca de 70 pessoas atenderam à convocação feita pelass mÃdias sociais e se reuniram defronte a embaixada brasileira na capital francesa para participar dos protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff.
12:11
Em Belo Horizonte, o protesto acontece na Praça da Liberdade. Essas manifestantes fizeram um panelaço contra a presidente Dilma Rousseff, que é mineira.
11:26
Mariana Schreiber, Da BBC Brasil em BrasÃlia
“O grande Ãdolo da manifestação é o juiz Sérgio Moro. No momento, um dos carros de som passa pela catedral de BrasÃlia. Ao microfone, um dos lÃderes do protesto pede um agradecimento especial a Jesus Cristo e que ele ilumine os trabalhos da PF (PolÃcia Federal), do MP (Ministério Público) e da Justiça”, informa a correspondente da BBC Brasil em BrasÃia, Mariana Schreiber.
11:24
No Rio, a manifestação ocorre em Copacabana. Grande parte dos manifestantes usa verde e amarelo e carrega bandeiras do Brasil.
11:12
Daniela Fernandes, De Paris para a BBC Brasil
Em Paris, o protesto contra Dilma reúne apenas cerca de 20 pessoas na praça de Alma Marceau, nas proximidades da embaixada brasileira. O evento começou ao som de músicas de Lobão e teve a presença de um mini-boneco Pixuleco.
11:08
Ewerthon Tobace, De Tóquio para a BBC Brasil
No Japão, a cantora Tsubasa ─ famosa nas redes sociais por gravar covers de música brasileira ─ postou um vÃdeo nesta semana em sua página do Facebook convocando os fãs a comparecer aos atos anti-Dilma deste domingo. Em três dias, o vÃdeo teve quase 300 mil visualizações, 5,7 mil compartilhamentos e gerou uma discussão acalorada entre os internautas.
“Pra um lado ou pra outro, o que não pode acontecer é as pessoas ficarem paradas. Se todos ficarem estáticos, quem perde é o Brasil, e eu torço pelo Brasil”, disse a japonesa ao repórter da BBC Brasil em Tóquio, Ewerthon Tobace.
Tsubasa disse que resolveu fazer o vÃdeo porque queria chamar a atenção das pessoas, em especial dos fãs, para “os problemas sociais, econômicos e para a corrupção que o Brasil vem sofrendo”.
“Vou ao Brasil desde 2009 e aprendi a gostar do paÃs como se fosse meu paÃs de origem. Tenho um grande número de fãs no Brasil, e a vida deles é muito importante pra mim”, justificou a cantora.
10:53
Mariana Schreiber, Da BBC Brasil em BrasÃlia
Segundo a correspondente da BBC Brasil em BrasÃlia, Mariana Schreiber, manifestantes começam a chegar à Esplanada dos Ministérios, ponto de concentração dos atos anti-Dilma deste domingo. “A impressão inicial é de que a manifestação está menor do que as do ano passado, mas as pessoas ainda estão chegando”, diz ela.
10:47
Mariana Schreiber, Da BBC Brasil em BrasÃlia
Antonio de Souza, 60 anos, veio à s quatro manifestações antigoverno desde março de 2015 para vender bonés, bandeiras e cornetas. Segundo ele, o protesto de hoje está menor que os dois primeiros. “Só o de dezembro foi menor”.
“Cadê o povo pra derrubar a Dilma? Eu vim no protesto contra o Collor. Tinha mil vezes mais gente”, contou.
10:40
Apesar de considerar “uma bobagem” a hipótese de que um golpe contra o governo esteja se desenrolando hoje, Almino Affonso diz temer pelo futuro das instituições.
10:40
Para o diretor do Brazil Institute do King’s College de Londres, Anthony Pereira, a denúncia e pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o efeito imediato de agravar a crise do Brasil. Mas, em longo prazo, isso pode resultar em reformas e ter um impacto positivo na democracia brasileira.
10:39
Após uma sequência de nove dias tensos que incluÃram a condução coercitiva, denúncia e pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são esperados neste domingo grandes protestos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff em mais de cem cidades em todo o Brasil, além de outros paÃses.
10:37
Em BrasÃlia, manifestantes começam a chegar à Esplanada dos Ministérios, ponto de concentração dos protestos anti-Dilma deste domingo.
10:36
O MBL (Movimento Brasil Livre) e o Vem pra Rua são dois dos principais grupos por trás da organização dos protestos.
10:35
Um número inédito de politicos é esperado nas manifestações deste domingo. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) confirmou presença.
10:33
Bom dia! Atos anti-Dilma convocados para este domingo estão previstos para ocorrer em pelo menos 100 cidades brasileiras e no exterior. A BBC Brasil acompanha ao vivo a cobertura das manifestações pró-impeachment.