sexta-feira, 24/01/2025
Banner animado
InícioNotíciasJustiça e VocêRESSACA DO IMPEACHMENT: Após ter administração elogiada por esposa, PF prende prefeito

RESSACA DO IMPEACHMENT: Após ter administração elogiada por esposa, PF prende prefeito

Banner animado

Deputada havia elogiado o esposo durante votação pelo impeachment

O GLOBO

                     O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), foi preso preventivamente pela Polícia Federal em Brasília na manhã desta segunda-feira. Ele é marido da deputada Raquel Muniz (PSD), que votou a favor do impeachment, e estava na capital justamente para acompanhar o processo contra a presidente Dilma Rousseff. Na votação, Raquel citou o marido e elogiou sua gestão na cidade mineira.

                     A investigação da Polícia Federal apura suspeitas de fraudes em licitação na área da saúde. A ação foi batizada de “Operação Mascara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde”. Também foi presa a atual secretária de saúde do município, Ana Paula de Oliveira Nascimento. Foram expedidos ainda quatro mandados de busca e apreensão e dois de busca pessoal.

                  Os acusados teriam tentado prejudicar o funcionamento dos hospitais públicos de Montes Claros. Segundo a PF em nota divulgada à imprensa, em outubro de 2015, os investigados promoveram a retirada de cerca de 26 mil consultas especializadas e 11 mil exames dos hospitais, deixando de prestar os serviços pela rede municipal. Dessa forma, os acusados pretendiam favorecer o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, que pertence a Ruy Muniz e seus familiares.

                Ainda segundo os investigadores, o prefeito tem usado verbas públicas para promover, em veículos de comunicação, uma “campanha difamatória” contra hospitais concorrentes, “inclusive lançando mão de dados e informações falsas”. Se condenado, as penas máximas aplicadas aos crimes de Muniz ultrapassam 30 anos.

               Em nota, a prefeitura de Montes Claros afirma que recebeu com “serenidade” a decisão que determinou a prisão preventiva de Ruy Muniz e da secretária de saúde, Ana Paula Nascimento, e ressalta que todos os órgãos administrativos municipais continuam funcionando normalmente.  

“Ao contrariar profundas mudanças no sistema de saúde de Montes Claros, em defesa da população, o prefeito contrariou interesses e provocou forte perseguição política”, diz o texto.


ELOGIOS À GESTÃO DO MARIDO

Ao proferir seu voto na sessão deste domingo, a deputada Raquel Muniz fez questão de exaltar a gestão do marido:

– Meu voto é em homenagem às vítimas da BR-251. É para dizer que o Brasil tem jeito e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão. Meu voto é por Tiago, David, Gabriel, Mateus, minha neta Julia, minha mae Elza. É pelo norte de Minas, é por Montes Claros, é por Minas Gerais, é pelo Brasil. Sim, sim, sim.

 

Ruy e Raquel Muniz. Prefeito de Montes Claros foi preso pela PF – Reprodução / Facebook

Ela já tinha antecipado sua posição na discussão do processo de impeachment na sexta-feira e a gestão do marido foi vendida por ela como exemplo no combate à corrupção.

– A corrupção que assola o nosso País é a ferrugem que impede o desenvolvimento. Não podemos mais permitir essa situação. Em Montes Claros, minha cidade natal, o Prefeito Ruy Muniz, senhoras e senhores, criou a Secretaria de Prevenção à Corrupção. E, lá, temos lutado para dar mais qualidade de vida aos montes-clarenses, para garantir dignidade à nossa gente – disse Raquel Muniz, na sexta-feira.

Raquel usou seu perfil no Facebook para ressaltar o voto favorável ao impeachment. Nos comentários, em resposta, internautas compartilharam a notícia da prisão de Ruy. A postagem já soma quase 5 mil comentários.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes