PROCONS DE MATO GROSSO REALIZAM MUTIRÃO ONLINE DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

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    PROCON

    Imagem divulgação

    Os Procons de Mato Grosso e a Secretaria Nacional do Consumidor –
    Senacon realizarão, entre os dias 16 e 30 de maio de 2016, um mutirão
    online de renegociação de dívidas. Para celebrar a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, a ação conjunta entre Procon, Senacon, Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa permitirá ao consumidor e ao Microempreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com

    instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataforma
    www.consumidor.gov.br [1].

    Para participar, o consumidor ou MEI devem acessar a plataforma
    www.consumidor.gov.br [1], entre os dias 16 e 30 de maio e fazer o
    registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar
    uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de
    renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem
    o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

    De acordo com Gisela Simona, Superintendente do PROCON/MT, “é uma boa
    oportunidade considerando o momento econômico e a redução do poder de
    compra do salário tentar uma negociação dentro de suas possibilidades
    financeiras”.

    Além de representar um esforço conjunto dos setores público e
    privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a
    iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os
    consumidores e fornecedores sobre a importância da educação
    financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de
    uma vida financeira saudável.

    Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que
    buscarem a renegociação por meio da plataforma receberão indicações
    de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das
    opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais [2]”,
    ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do
    Banco Central do Brasil.

    MICRO E PEQUENAS EMPRESAS TERÃO OUTROS CANAIS DE ATENDIMENTO

    Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de
    Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão
    oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às
    micro e pequenas empresas. Para participar da ação, o empresário deve
    acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br [3])
    e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos
    débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas
    participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma
    página.

    Ao escolher e clicar no nome da empresa serão apresentadas as
    pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail,
    chat) para renegociar. As micro e pequenas empresas que buscarem a
    renegociação durante o período da ação conjunta também vão
    receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de
    cursos de educação financeira.

    Antes de fazer uma renegociação, é importante se preparar. Alguns
    empresários acabam misturando as contas da empresa com os gastos
    pessoais e essa iniciativa pode colocar em risco tanto o negócio,
    quanto as finanças pessoais. Para ajudar esses empresários, a Serasa
    disponibiliza gratuitamente o e-book “_Como se preparar para a
    negociação de dívidas_ [4]”, com uma série de dicas.

    EMPRESAS PARTICIPANTES

    BANCO DO BRASIL

    Aliança do Brasil

    Ativos S.A

    Banco do Brasil

    BB Consórcios

    BB Seguro Auto

    Brasilcap

    Brasilprev Seguros e Previdência

    Mapfre Seguros

    Ourocard

    CREFISA

    BMG

    Banco BMG

    Banco Cifra

    BCV

    BRADESCO

    American Express – Amex

    Banco Bradesco

    Bradescard

    Bradesco Auto/RE

    Bradesco Capitalização

    Bradesco Cartões

    Bradesco Consórcio

    Bradesco Financiamentos

    Bradesco Leasing

    Bradesco Promotora

    Bradesco Saúde

    Bradesco Seguros

    Bradesco Vida e Previdência

    BV

    Banco Votorantim

    BV Financeira

    BV Leasing

    CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

    Caixa Capitalização

    Caixa Consórcios

    Caixa Econômica Federal

    Caixa Previdência

    Caixa Seguros

    Caixa Seguros Saúde

    ITAÚ UNIBANCO

    Banco Fiat

    Banco Itaú Unibanco

    Consórcio Fiat

    Credicard

    Financeira Itaú Americanas

    Garantec

    Hipercard

    Itaú BMG Consignado

    Itaú Consórcio

    Itaú Seguros

    Itaú Seguros Auto e Residência

    Itaú Unibanco Capitalização

    Itaú Unibanco Consignado

    Itaú Unibanco Crédito Imobiliário

    Itaucard

    Itauleasing

    Luizacred

    BANCO INTERMEDIUM

    BANCO PAN (PANAMERICANO)

    SANTANDER

    Banco Santander

    Banco Santander Cartões

    Getnet

    Santander Financiamentos

    Santander Financiamentos (Aymoré)

    TRIBANCO

    Tribanco

    Tribanco Seguros

    Tricard

    Tiago Rosa de Souza Lima
    Coordenador do PRocon de Colíder/MT
    (66) 3541-1658



    Marluce Pereira de Souza
    Analista do Desenvolvimento Econômico e Social
    Governo do Estado de Mato Grosso
    Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
    Superintendência de Defesa do Consumidor
    (65) 3613-8507 / (65) 9983-9316

    Links:
    ——
    [1] http://www.consumidor.gov.br/
    [2] https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/treinamento/
    [3] http://www.limpanomeempresas.com.br/
    [4] http://www.serasaconsumidor.com.br/negociardividas/