MADRI (Reuters)
          O partido Podemos, de apenas 10 meses de existência, tornou-se a principal força polÃtica da Espanha, um ano antes das eleições nacionais, informou uma pesquisa de opinião neste domingo, abalando o sistema bipartidário dominante desde o retorno do paÃs à democracia na década de 1970.
        O Podemos, liderado pelo cientista polÃtico de 36 anos Pablo Iglesias, tem reunido o sentimento anti- establishment há meses ao atrair jovens para a polÃtica após o movimento dos “Indignados” que ocupou as praças espanholas três anos atrás pedindo um novo modelo polÃtico.
        O firme crescimento do Podemos nas pesquisas adiciona pressão ao governista Partido Popular (PP) e ao oposicionista Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) na disputa, já pressionados por temas como a independência da Catalunha, casos de corrupção e economia fraca. A pesquisa da Metroscopia publicada neste domingo pelo jornal El Pais marcou a primeira vez que a nova força esteve em primeiro em uma eleição nacional.
         De acordo com a pesquisa, o Podemos venceria com 27,7 por cento dos votos caso a eleição ocorresse hoje, à frente do oposicionista PSOE com 26,2 por cento. O PP ficaria em terceiro com 20,7 por cento.   (Por Julien Toyer)
Postada por JL Pindado Verdugo