Â
RFI
      Um atentado suicida ocorrido neste domingo (2) no Paquistão deixou pelo menos 55 mortos e 120 feridos, de acordo com um balanço divulgado pela polÃcia. O ataque aconteceu perto do posto de fronteira de Wagah, divisa do paÃs com a Ãndia, e situada em Lahore, capital da provÃncia do Penjab.
         Todos os dias, miliares de paquistaneses e indianos assistem a uma cerimônia no posto de fronteira, com música e desfiles militares que marcam a rivalidade entre as duas potências nucleares rivais.      Â
          O ataque aconteceu quando a população se preparava para voltar para a casa depois da cerimônia. Uma forte explosão ocorreu do lado paquistanês, segundo Amin Wains, chefe da polÃcia de Lahore. De acordo com as forças armadas, o kamikaze não conseguiu atravessar a fronteira e acionou os explosivos colados ao corpo antes de entrar em território indiano.
        Trata-se de um dos raros pontos turÃsticos na região, atingida pela violência de grupos islâmicos armados. O risco aumenta com a Ashura, festa que celebra o xiismo e acontece neste fim de semana. Os xiitas representam 20% da população do paÃs de 180 milhões de habitantes.
       O atentado acontece em um contexto de escalada de violência na região de Cachemira, território disputado pelos dois paÃses. Além disso, as forças armadas paquistanesas também participam de uma ofensiva contra os talibãs no nordeste do paÃs, na fronteira com o Afeganistão. Desde o inÃcio de junho, mais de 1.100 insurgentes já morreram nos combates.
        O ataque de hoje não foi reivindicado imediatamente, mas traz a marca dos talibãs paquistaneses e da Al Qaeda, segundo as autoridades paquistanesas, que estão preocupadas com a influência do grupo Estado Islâmico na região. portugues.rfi.fr
Postada por JL Pindado Verdugo