Início COMUNIDADE EM PAUTA DSEI KAYAPO/COLIDER: desconfiados de fraude no setor de transportes indígenas querem...

DSEI KAYAPO/COLIDER: desconfiados de fraude no setor de transportes indígenas querem saber para onde foi aproximadamente R$ 50 mil de combustível

115
0
Google search engine

DSEI COLIDER

       Imagem reprodução

                         Conforme informação recebida pela Folha de Colider, da parte da liderança Kayapo,  os indígenas que pertencem ao Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapo do Mato Grosso, DSEI/Colider,  estão preocupados e revoltados com o que vem ocorrendo no setor de transportes da  Saúde Indígena/Colider, no que se refere a alta cota de combustível que vem sendo gasta, enquanto o produto vem sendo liberado com grande escassez para atendimento as  aldeias. “Não é certo nosso povo passar dificuldade por falta de atendimento, e alguém está usufruindo daquilo  que é nosso”,  essa é parte do desabafo.

A informação passada a nossa redação, diz que há muito tempo isso vem acontecendo, o DSEI sofre grande carência de combustível para atender as necessidades locais e das aldeais, e vem a constatação de  que  o valor apresentado gasto  com combustível é muito grande, não corresponde com a quantia de produto que vem sendo liberado.

             Em razão disso já foi feita reunião do Conselho Distrital, onde foi discutida possível fraude com o envolvimento de um servidor de carreira e suas auxiliares (não citam nomes). Dizem ainda, que denúncia de terceiros vem a tempo os alertando sobre fraude na Saúde do Índio no setor de transportes, e os indígenas dizem ter certeza haver mesmo algo muito errado com a cota do combustível do DSEI, pois o limite já chegou a ultrapassar gerando uma dívida de aproximadamente R$ 50 mil, e eles, os indígenas, dizem  ter convicção  que esse gasto não foi com atendimento a saúde do índio, pois sempre que pede combustível para atendimento as comunidades, a resposta é  de que “a cota já foi encerrada”.

                     Conforme os indígenas, não sabem ainda a proporção da questão, pois foi detectada recentemente, a situação está sendo analisada, e certamente medidas cabíveis serão  tomadas, um documento será elaborado relatando tudo o que está acontecendo e será encaminhado  ao  Secretario da SESAI , Sergio Rodrigues), em Brasília, para que o mesmo tome as devidas providencias.

                    Assim sendo,  os povos indígenas do DSEI/KAYAPO/MT,  perguntam ao setor de transportes do DSEI: onde foram gasto esses cinquenta mil de combustível? Em que foi investido?

              Vale salientar que é Coordenador Distrital do DSEI/KAYAPÓ/MT em Colider o indígena Matudjo Metuktire.

 Da Redação Folha de Colider