
Vanessa Brito
           Seria abrir um negócio, saber vender, atuar como empresário? Afinal, o que significa empreendedorismo? Esta palavra entrou no vocabulário do brasileiro, nas últimas décadas, mas muita gente ainda não sabe ao certo o que significa. Crianças e jovens mato-grossenses estão aprendendo Empreendedorismo nas escolas, como uma nova disciplina, graças ao Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae em Mato Grosso.
        Empreendedores são pessoas que acreditam em si mesmas, realizam sonhos, planejam como alcançar seus objetivos e metas, são criativos e inovadores, sabem correr riscos e estão sempre buscando mais conhecimento e autodesenvolvimento. IndivÃduos com essas caracterÃsticas têm tudo a ver com o mercado e a sociedade do século XXI.
     O objetivo do Programa Educação Empreendedora Sebrae, implementado desde 2013 em todo o paÃs, é desenvolver atitudes e comportamentos empreendedores em  estudantes, desde cedo. Parcerias firmadas com redes de escolas públicas e privadas e com o terceiro setor (organizações sem fins lucrativos) dos ensinos fundamental e médio, viabilizam a inciativa com grande sucesso em todas as regiões brasileiras.
       Em Mato Grosso, o Sebrae MT está capacitando professores para ministrarem aulas de Empreendedorismo, desde 2014, por meio do Projeto de Educação Empreendedora. O primeiro passo é preparar professores, para depois, ensinarem a nova disciplina em sala de aula.
Até o momento, a instituição em parceria com o setor público (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso- Seciteci e prefeituras municipais), escolas privadas e terceiro setor (Rede Cidadã) capacitou 800 professores e 11 mil alunos do ensino fundamental (de 6 a 15 anos) e 2 mil do ensino médio e técnico (de 14 a 18 anos) em 20 municÃpios (Cuiabá, Sinop, Ipiranga do Norte, Vera, Pontes e Lacerda, Comodoro, Glória do Oeste, Nova Lacerda, Porto Espiridião, Jauru, Barra do Garças, ParanaÃta, JuÃna, Tangará da Serra, Campo Novo, Rondonópolis , Confresa, Jangada, Poxoréu e Alta Floresta).
        Ao todo 40 escolas das redes pública e privada de ensino de Cuiabá e do interior participam do projeto do Sebrae MT. O total de 13 mil crianças e jovens mato-grossenses, entre crianças, adolescentes, e também universitários, participaram de aulas e palestras de Empreendedorismo no estado.
Metodologias
Quatro metodologias  estão sendo aplicadas em Mato Grosso: Jovens Empreendedores Primeiros Passos-JEPP (para ensino fundamental, alunos de 6 a 14 anos); Despertar (ensino médio e técnico, estudantes de 14 a 18 anos); Crescendo e Empreendendo (ensino médio e técnico); e Empreendendo em Dois Tempos (palestras para universitários).
“Acredito neste projeto, porque ele está transformando o futuro de crianças e jovens, como também dos professores. Eles vivenciam e também descobrem seu lado empreendedorâ€, ressalta Viviane Pozzolo, gestora do projeto do Sebrae MT. No ano passado, foram realizadas 40 feiras de ‘negócios’ nas escolas participantes do Projeto Educação Empreendedora/ JEPP em Cuiabá e interior. Esta atividade sempre encerra o curso.
“O mercado está cada vez mais competitivo e pessoas criativas e inovadoras se destacam tanto como empresários como colaboradoresâ€, argumenta Viviane.  As feiras de ‘negócios’ montadas pelos estudantes do ensino fundamental e médio revelam o engajamento e satisfação dos alunos com a nova disciplina.
Feira do JEPP
      Em oito meses, os alunos da Escola Gunnar Vingren do Grande Tempo em Cuiabá aprenderam a conquistar clientes, fazer plano de negócio, como administrar, fazer contas, entre outras coisas, conta Alda Pontes, professora de lÃngua portuguesa. Na feira de ‘negócios’ dos estudantes do ensino fundamental, em novembro passado, havia ‘lojas’ de sucos de frutas, artesanato com materiais recicláveis, papelaria e decoração. Tudo criado e montado por eles. Os balcões das ‘empresas’ eram feitos de caixas de hortifruti.Â
        Também no final de 2015, a feira de negócios do Colégio Supremus de Cuiabá foi animada. Os pais olhavam satisfeitos as ‘lojas’ dos filhos, de 6 a 10 anos. “É importante para eles aprenderem, desde cedo, o valor do trabalho e do dinheiroâ€, resumiu o pai de Rafael Kleim, 9 anos, aluno do 3º ano, caixa de uma das ‘empresas’.
Quatro ‘lojas’ foram montadas na área de gastronomia (o tema foi sabores e cores), ecokits (quebra cabeça, jogo da velha, bilboquê, bicicletas, cinco marias, vai-vem), moda e locadora de jogos e brinquedos (pula-pula, Xbox, livros, gibis). O total das vendas da feira do colégio foi investido na compra de cestas natalinas, doadas pelos estudantes a creches e asilos.
Oportunidade
“Estou encantada por este projeto. Acredito que é uma oportunidade única para os alunos. Quisera eu ter tido esta oportunidade, quando criançaâ€, afirma Adriana Cunha, professora da Escola Municipal Lourdes Maria de Lima de Jauru. Ela participa do projeto, desde o ano passado, quando ministrou Empreendedorismo para crianças de 6 a 10 anos, do ensino fundamental.
“Este não é mais um projeto que chega para escola e professores carregarem. Ele não altera a rotina da sala de aula, pelo contrário, soma. Ele detecta lÃderes e estamos precisando de lÃderes em nosso paÃs. As crianças aprendem a apostar em suas ideias, aprendem a planejar e passam a ter visão crÃticaâ€, acrescenta a professora. As escolas não têm custos, pois o Sebrae MT fornece os materiais utilizados no curso.
Universitários
Para estudantes do ensino superior, o Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae MT realiza palestra nas faculdades, baseada na metodologia Empreendedorismo em Dois Tempos. Esta atividade divulga a competição Desafio Universitário Empreendedor, integrada por jogos virtuais, simulação de empresas e Papo de Negócios.
No ano passado, 600 universitários da UFMT e Univag assistiram a palestra, que conta a estória de dois universitários que se conhecem e se apaixonam, no inÃcio de seus cursos. Um sonha em ser empresário, e o outro quer ter um bom emprego. As dificuldades e conquistas dos dois são relatadas na palestra.
“É superimportante falar e ensinar Empreendedorismo nas escolas e universidades. Sou uma entusiasta deste projetoâ€, diz PatrÃcia Souza, professora da disciplina Empreendedorismo e Informática no Instituto de Computação da UFMT. “Os alunos mudam a postura profissional e decidem se vão ser empresários ou não. Precisamos fortalecer esta disciplina nas escolas em geralâ€, enfatiza PatrÃcia.
Em 2015, 200 estudantes se inscreveram no Desafio Universitário Empreendedor, dos quais foram selecionados 40 melhores. Estes participaram da competição, durante três dias, no Hotel Deville em Cuiabá. Quatro deles venceram e foram representar Mato Grosso na etapa nacional da competição em BrasÃlia.
Este jogo faz parte do plano de ensino da professora PatrÃcia. Três dos quatro universitários que disputaram a final na capital federal eram seus alunos. “Eles voltaram com outro olharâ€, resume ela, que já está divulgando as inscrições para a edição deste ano.
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