sexta-feira, 24/01/2025
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaProjeto de Lei acaba com tarifa mínima de água, luz e telefone

Projeto de Lei acaba com tarifa mínima de água, luz e telefone

Banner animado
Da  Assessoria
energia

             Projeto de Lei da deputada estadual Janaina Riva (PMDB) proíbe as concessionárias e prestadoras de serviços essenciais de fornecimento de água, energia elétrica e telefonia de cobrar tarifa mínima de consumo ou adotar práticas similares no Estado de Mato Grosso.

               O PL , que foi apresentado na durante sessão matutina desta quarta-feira (03.08), em sua redação prevê que as concessionárias e prestadoras de serviços essenciais terão que implementar a cobrança justa sobre o fornecimento de água e energia elétrica, através da qual os consumidores pagarão somente pelo serviço utilizado, a ser mensurado e identificado na fatura mensal.

          Caso a lei seja aprovada, se descumprida pelas empresas implicará ao infrator penalidades a serem aplicadas gradativamente e proporcionalmente à extensão da infração tais como advertência, a ser aplicada pela agência reguladora competente; multa, calculada proporcionalmente à extensão da infração; o ressarcimento, a cada consumidor, pela concessionária ou prestadora de serviços, do dobro do valor cobrado dele a maior, individualmente considerado, devidamente corrigido pelo INPC e acrescido dos juros legais, contados da data da cobrança até o efetivo ressarcimento.

           “A imposição de tarifa mínima atribuída pelas empresas fornecedoras é uma afronta ao princípio da boa-fé objetiva nas relações de consumo segundo o art. 6°, IV do Código de Defesa do Consumidor, pois estabelece de forma unilateral e desproporcional a cobrança de valor mínimo na fatura. Caso não haja o consumo ou se o consumo ficar abaixo do fixado pela empresa, fica imposto o valor mínimo tarifado pela empresa prestadora do serviço. Ao consumidor, seria plausível se os valores fossem pagos pela contraprestação dos serviços, não sendo legal, por exemplo, o pagamento de uma franquia mensal de pulsos para instituições telefônicas e do consumo mínimo de água, mesmo sem usufruir os produtos”, justificou.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes