sexta-feira, 24/01/2025
Banner animado
InícioSocialCIDADANIA750 conselheiros tutelares de MT serão treinados para novo sistema de informação

750 conselheiros tutelares de MT serão treinados para novo sistema de informação

Banner animado

Em Mato Grosso são 150 unidades do Conselho Tutelar, presentes nos 141 municípios, e todas receberão as instruções

                     Conselheiros tutelares de todo o Estado, num total de 750, receberão treinamento para utilização da nova versão do Sistema de Informações para a Infância e Adolescência/Conselho Tutelar (SIPIA/CT).

                          Em Mato Grosso são 150 unidades do Conselho Tutelar, presentes nos 141 municípios, e todas receberão as instruções, de acordo com o calendário de formação regionalizada e atividades em fase de construção pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-MT) e Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informação sobre a promoção e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA onde propõem gerar informações com a finalidade de subsidiar a adoção de decisões governamentais sobre políticas para crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso à cidadania.

              O sistema foi criado pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal e,  na modalidade CT – Conselhos Tutelares serve de base de dados de todos os atendimentos que são feitos pelos Conselhos Tutelares em todo o Brasil. 

                   O Sipia permite a produção de conhecimentos específicos, de situações concretas de violação de direitos de criança e adolescente, identifica medidas de proteção, acompanhamento de medidas socioeducativas, por meio de relatórios com base na alimentação do sistema realizada pelo Conselheiro Tutelar após o atendimento da demanda. 

                   Por esses documentos produzidos pelo software, e abastecidos pelos 750 conselheiros que hoje atuam em Mato Grosso, é que é possível também obter informações para a criação de políticas públicas voltadas para o segmento. Por isso, a importância de que todos eles recebam a devida qualificação para atuarem de forma eficaz junto ao sistema integrado do Sipia.

                  O titular da Setas, Valdiney de Arruda, pontua a necessidade de que todos os municípios trabalhem de forma efetiva com o Sipia. “Precisamos que as ocorrências atendidas sejam registradas, para que tenhamos uma base de dados confiável. Porque é com isso que conheceremos a realidade de Mato Grosso e conseguiremos elaborar políticas efetivas”, disse.

              A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT), Annelyse Cândido explica que o Sipia é uma ferramenta essencial para mapear as violações de direitos de crianças e adolescentes. “Também é um instrumento fundamental de monitoramento e análise da política pública da criança e adolescente, servindo para impulsionar ações, projetos e atividades em determinada área. Muito importante ainda, para acompanharmos os índices de violação nos municípios e também o fluxo do atendimento da criança e adolescente em situação de violência”

Sipia

                     Trata-se de um registro nacional e de tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele possui uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional, e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.

                   O sistema fundamenta-se no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e tem três objetivos primordiais que são: operacionalizar na base a política de atendimento dos direitos; encaminhar a aplicação da medida mais adequada com vistas ao ressarcimento do direito violado, para sanar a situação em que se encontra a criança ou adolescente e outras.

               Por estruturar-se com base nos mesmos conceitos do Eca e do Adolescente, o Sipia constitui-se em instrumento de capacitação para os conselheiros tutelares e para os conselheiros de direitos, contribuindo para a implantação e o adequado funcionamento de ambos e, assim, para a implantação do próprio estatuto. 

                    O Sipia possui dois módulos: Conselho Tutelar que é Coordenado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA – MT); e o SIPIA/SINASE que se divide em medidas socioeducativas de Meio Aberto que é alimentado pelos Centros de Referências da Assistência Social (CREAS) e monitorado pela Secretaria de Estado, de Trabalho e Assistência Social (SETAS) e SIPIA/SINASE/Meio Fechado é alimentado pelas unidades socioeducativas de internação (SEJUDH) e monitorado e acompanhado pela SEJUDH.

Conselhos tutelares

                   Os Conselhos Tutelares são responsáveis por receber e apurar denúncias sobre violações dos direitos da criança e do adolescente – que incluem maus-tratos, negligência, crianças fora da escola, trabalho e exploração/violência sexual infantil ou do adolescente, cabe também ao Conselho Tutelar repassar as denúncias para o Sistema de Justiça naquilo que lhes compete. 

Denúncias de violações aos direitos da criança e do adolescente podem ser feitas diretamente no portal do Sipia, pelo site http://www.sipia.gov.br/

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes