Novo Governo
A Secom de Pedro Taques
Rufano Bombo
Da Redação
Nos momentos que antecedem a instalação de um novo Governo, alguns questionamentos sempre surgem nas mentes das pessoas. Na baila das mudanças propostas pelo novo governador de Mato Grosso Pedro Taques, a pasta da Comunicação é uma das que mais mexeu, principalmente com a opinião de jornalistas e proprietários de veÃculos. Motivo: Taques quer extinguir a Secom. A razão alegada  pela sua equipe de transição é a necessidade de reduzir custos. Mas na realidade a população nunca viu os benefÃcios, do que seria sua função, fazer “Comunicação Socialâ€. Desde sua criação a Secom funcionou como mera Secretaria de Propaganda.
Lobby e chiadeira
A notÃcia da possÃvel extinção do órgão desencadeou uma tremenda chiadeira,sobretudo de servidores em risco de perder seus cargos e de empresários ou profissionais do setor, alguns acostumados a faturar ali generosas verbas de zelo.
As crÃticas oriundas de  importantes nomes da cuiabania ligados à imprensa vem gerando inclusive algumas especulações no meio. Há quem diga que um grande lobby composto por notáveis comunicadores vem trabalhando no sentido de  demover  Pedro Taques da idéia da extinção. O objetivo do pequeno cartel seria nada menos que   manter os privilégios  até certo ponto vergonhosos que marcaram a relação desses veÃculos da capital com o Governo, através da Secom.
Aposta
Nos bastidores da transição existem várias apostas dando certo que Taques não resistiria aos clamores dessa gente.  Nas entrelinhas desta articulação é possÃvel ler publicações referindo ao futuro governador Pedro Taques como sendo um homem vaidoso e que por isso não abriria mão da Secom e da sua famosa e tradicional propagando oficial.
Fontes do Rufano ligadas à cozinha de Taques garantiram, no inÃcio desta semana  que o futuro governador já teria até retirado a Secom da lista do facão. Assim sendo, algumas perguntas estaria ainda pairando no ar. Como explicar ao eleitor a manutenção de um órgão do governo que está sob investigação e responde pela acusação de ter sido uma verdadeira lavanderia na gestão atual que se encerra? O futuro governador teria como desmantelar um esquema cujas raÃzes profundas entremeiam importantes pessoas e organizações que compõem a trincheira do futuro chefe do executivo?Quem viver verá!