sexta-feira, 24/01/2025
Banner animado
InícioGeralEconomiaCAPITAL DO ESTADO: Evento movimenta outros segmentos como o comércio e o...

CAPITAL DO ESTADO: Evento movimenta outros segmentos como o comércio e o turismo

Banner animado

Presença da economia criativa é uma das novidades da edição deste sábado (13)



Feira do Artesanato acontece no sábado e domingo e comercializa produtos da Baixada Cuiabana – Foto por: Mayke Toscano/GCom-MT

Feira do Artesanato acontece no sábado e domingo e comercializa produtos da Baixada Cuiabana

Angélica Moraes | SEC-MT 

                                Como nas edições anteriores, o “Vem Pra Arena” fomenta outros segmentos além das artes e da cultura, como o turismo e a economia, por exemplo. Feiras como a gastronômica e a de artesanato geram emprego e renda e por isso têm presença garantida no evento.

Presentes desde a primeira edição, os artesãos levam para o entorno da Arena Pantanal o artesanato típico mato-grossense, como: a cerâmica de São Gonçalo; viola de cocho; gamela, entre outros. “São os produtos mais conhecidos e procurados”, explicou Maria Avalone, coordenadora do Programa de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Segundo ela, a feira mobiliza e beneficia cerca de 35 famílias de artesãos que costumam comercializar todos os produtos nos dois dias de evento. Assim como a feira gastronômica, a de artesanato ocorre também no domingo (14). “Para nós, é gratificante, para provar que de fato, a arte nos traz retorno”, ressalta.

Economia criativa

Uma das novidades desta segunda edição do Vem Pra Arena de 2016 é o Circuito das Feiras Criativas, uma iniciativa do Mato Grosso Criativo, programa coordenado pela SEC com mais sete secretarias e que tem como objetivo fomentar e desenvolver a economia criativa no estado.

O Circuito será composto por seis feiras já atuantes na economia criativa da baixada cuiabana – Slow Food, Feira Sustentável da Mandioca, Chapada Sustentável, terra Indígena, Fuzuê – a feira colaborativa do boa e Muxirum Itinerante. Por meio do trabalho destes empreendedores criativos o público saberá como é possível transformar a criatividade em negócio, agregando valor ao produto. Neste circuito serão comercializadas peças de artesanato, artes cênicas e visuais, produtos naturais, moda, pintura, acessórios, gastronomia e biojóias.

“O Vem Pra Arena costuma reunir cerca de 20 mil pessoas a cada edição e é uma vitrine importante para divulgarmos a economia criativa no estado”, explicou Rafael Mazeto, coordenador do programa na SEC.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes