sexta-feira, 24/01/2025
Banner animado
InícioTRANSPORTESCredencial para vaga especial de idoso e pessoa com deficiência está sendo...

Credencial para vaga especial de idoso e pessoa com deficiência está sendo emitida pelo Detran

Banner animado

Em municípios onde o trânsito é municipalizado a emissão é feita pelo órgão de trânsito municipal

Cleide Dantas | Detran-MT

                         O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) disponibiliza, gratuitamente, a credencial para identificação do veículo de idoso e de Pessoa com Deficiência (PcD) para utilização de vagas especiais, conforme disposto nas Resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A autarquia emite a credencial para pessoas que residem em municípios que ainda não estejam integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Em Mato Grosso, apenas 24 municípios estão integrados.

                   De acordo com a gerente de Exames de Saúde do Detran, Nibsã Bruna, as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos podem preencher o requerimento disponível no site do Detran ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e apresentar cópias legíveis de RG, CPF e CNH, se for habilitado,  bem como o comprovante de endereço. O requerimento com as cópias deve ser protocolado na própria Ciretran, que enviará a documentação para a Gerência de Exames de Saúde, na sede da autarquia, em Cuiabá.

                Para a Pessoa com Deficiência, a gerente diz que o procedimento é um pouco diferente. Neste caso, a pessoa deve preencher o requerimento, apresentar cópias legíveis de RG, CPF,  se for motorista deve apresentar também a CNH com a limitação física, e laudo médico emitido pelo Detran com data inferior a um ano.

                   “Se não for motorista deve ser apresentado o atestado médico original ou cópia autenticada, com data de emissão inferior a dois meses, comprovando a deficiência ou a mobilidade, com o CID da patologia, descrição do quadro físico, nome, assinatura e número no Conselho Nacional de Medicina do médico”, explica a gerente.

Para ter validade, deve ser apresentado documento original da autorização concedida por meio da credencial. A orientação é que seja colocado sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima. Além disso, deve ser apresentado à autoridade de trânsito ou aos agentes, sempre que solicitado.

A credencial de autorização poderá ser recolhida e o ato suspenso ou cassado, a qualquer tempo, a critério do órgão de trânsito, especialmente se verificada irregularidade quanto à utilização. 

É proibido o empréstimo do cartão a terceiros, o uso de cópia do cartão, o porte do cartão com rasuras ou falsificado e uso do cartão com a validade vencida. A autorização somente é válida para estacionar nas vagas devidamente sinalizadas com as legendas “Idoso” ou “PcD”. Todas as orientações para utilização estão descritas no verso da credencial de autorização. 

Imagem destaque / Ilustração

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes