sexta-feira, 24/01/2025
Banner animado
InícioSegurançaCidades de MT registram queda superior a 40% nos homicídios

Cidades de MT registram queda superior a 40% nos homicídios

Banner animado

As operações Bairro Seguro e Carga Máxima são exemplos da atuação da Segurança Pública no combate à criminalidade.


Queda Homicídio MT – Foto por: Gabriel Aguiar/Sesp-MT

Queda Homicídio MT
Dayanni Ida | Sesp-MT 

                            Sete municípios polo do interior de Mato Grosso registraram queda expressiva nos casos de homicídio no primeiro semestre. Em cinco deles, a redução foi superior a 40%. Os números são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

              O município de Vila Rica (1.258 km de Cuiabá, na região do Araguaia) obteve o resultado mais significativo: queda de 85%. O levantamento apontou, ainda, que houve retração nos índices dos municípios em Barra do Garças (-42%), Sinop (-29%), Sorriso (-40%), Nova Mutum (-44%), Sorriso (-40%) e Rondonópolis (-19%).

               Para o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, o resultado é uma consequência de integração das forças, que têm atuado nos municípios do interior com ações conjuntas. “É uma queda verdadeiramente histórica, graças a um trabalho que está sendo muito bem executado”, disse o secretário.

Rogers citou as operações Bairro Seguro e Carga Máxima como exemplos da atuação da Segurança Pública no combate à criminalidade violenta no período.

A Bairro Seguro, deflagrada pela primeira vez em abril, teve como foco justamente a redução dos crimes de homicídio. A metodologia de ação foi desenvolvida considerando demandas comunitárias e dados de análises criminais.

Desde então, o Estado registra sucessivas quedas nos índices de homicídio em Cuiabá, Várzea Grande e nos principais municípios do Interior do Estado. 

“Atendemos demandas que estavam reprimidas. Tivemos vários pedidos das comunidades para que intensificássemos o policiamento, aumentando o número de policiais e viaturas nas ruas. Alinhamos as demandas comunitárias com as questões técnicas das análises criminais da secretaria”, disse o secretário.

INVESTIMENTOS

O projeto de recuperação da Segurança Pública, iniciado nesta gestão, está em pleno andamento. 

Em termos de efetivo, a atual gestão vem conduzindo o maior incremento da história. Até o próximo mês, serão 3.550 novos profissionais de segurança, entre policiais civis e militares, bombeiros e técnicos da Politec. 

O orçamento das forças também é o maior da história, assegurando investimentos em novas viaturas, armamentos, capacitação e inteligência.

Recentemente, 51 caminhonetes no padrão SUV foram entregues às polícias Civil e Militar. No total, serão 200 novas viaturas, que irão reforçar a segurança em todo o Estado.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes