quarta-feira, 22/01/2025
Banner animado
InícioGeralOportunidadesOPORTUNIDADE: Secretaria Nacional de Segurança Pública abre vagas para capacitação a distância...

OPORTUNIDADE: Secretaria Nacional de Segurança Pública abre vagas para capacitação a distância

Banner animado
       Hérica Teixeira | Sesp-MT
             Servidores da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) têm até o dia 20 de agosto para fazerem a inscrição nos cursos de capacitação da Rede de Ensino a Distância (EAD) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). 
 
                    São 300 horas de curso, com vários Módulos de Academia para o                                       Aperfeiçoamento profissional (MAAP). A capacitação é realizada totalmente pela internet.
 
                      Os temas de cada módulo são direcionados a especialidade de cada força de segurança. Para a Polícia Militar, por exemplo, os cursos tratam de gerenciamento de crises, preservação de local do crime e aspectos jurídicos da atuação policial. Cada módulo tem a duração de 60 horas/aula.
 
“Os interessados devem procurar a rede de ensino de sua instituição”, diz o coordenador Estadual do EAD, tenente coronel PM Júlio Martins de Carvalho. Segundo ele, trata-se de uma grande oportunidade para o aperfeiçoamento dos profissionais de segurança. “A busca pela capacitação faz bem à instituição, ao servidor e à sociedade”.
 
Mato Grosso é o estado brasileiro com o maior número de profissionais de Segurança Pública matriculados na Rede de Ensino a Distância. No 37º ciclo de cursos, o estado registrou 8.803 matrículas. O número supera a quantidade de alunos matriculados em outros estados brasileiros, como Goiás (8.619), Minas Gerais (7.666) e São Paulo (7.351).
 
Para Martins, o objetivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) é continuar a ocupar os primeiros postos do ranking. “Vamos continuar ampliando o número de inscritos. Muitos procuram a capacitação para ascensão no cargo”, ressalta.
 
Rede EAD Senasp
 
A rede EAD da Senasp foi criada pelo Governo Federal em 2005 e tem o objetivo de viabilizar acesso gratuito à educação continuada, integrada e qualificada aos profissionais da Segurança Pública.
 
As capacitações são oferecidas exclusivamente para profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Guarda Municipal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Sistema Prisional de todo o País. As matrículas são validadas após comprovação do vínculo funcional do profissional junto à instituição.
 
A realização dos cursos é resultado de acordos de cooperação federativa firmados entre o Ministério da Justiça e os governos estaduais e municipais.
 
As aulas são disponibilizadas pela internet, permitindo que o aluno possa estudar o conteúdo em qualquer lugar e a qualquer hora. Os cursos são ofertados por ciclos – cada aluno pode fazer até dois cursos por ciclo.
 
O aluno tem a opção de estudar em casa ou em telecentros, equipados com computadores com acesso à internet e que permitem que os alunos acompanhem os conteúdos disponibilizados na plataforma de educação à distância.
 
Em Mato Grosso, os telecentros estão instalados em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Primavera do Leste, Barra do Garças e Cáceres. Na Capital, funcionam no Comando geral da Polícia Militar, Escola de Formação de Soldados (Esfap) e na Academia da Polícia Civil.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes