Início COMUNIDADE EM PAUTA SETEMBRO AMARELO: TRT/MT adere à Campanha de Prevenção ao Suicídio

SETEMBRO AMARELO: TRT/MT adere à Campanha de Prevenção ao Suicídio

131
0
Google search engine

                    A desembargadora-presidente do TRT de Mato Grosso, Beatriz Theodoro, e os servidores da instituição aderiram, nessa quinta-feira (1º), ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A iniciativa ocorre no mês de comemoração do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10.

                   O movimento é encabeçado pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. A intenção é alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

                 Para se ter uma ideia da gravidade do assunto, há dois anos, a Organização Mundial de Saúde divulgou um relatório que classificou o suicídio como “uma grande problema de saúde pública”. A observação foi feita diante do grande números de pessoas que tiraram suas próprias vidas. No Brasil, país que ocupava o oitavo lugar neste tipo de óbito em 2014, foram registrados cerca de 11.800 casos em um único ano.

                      Ainda de acordo com a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. No Brasil, cerca de 30 brasileiros são mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A mortalidade de pessoas entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com o levantamento da entidade.

                Sobre as causas, o relatório afirmou que em países desenvolvidos a prática tem relação com desordens mentais provocadas especialmente por abuso de álcool e depressão. Já nos países mais pobres, os principais motivos são a pressão e o estresse por problemas socioeconômicos. Muitos casos envolvem ainda pessoas que tentam superar traumas vividos durante conflitos bélicos, desastres naturais, violência física ou mental, abuso ou isolamento.

Apoio à causa

Como forma de mostrar solidariedade à causa, no dia 09 de setembro, todos os magistrados e servidores do Tribunal estão sendo conclamados a se vestirem de amarelo, numa clara intenção de chamar atenção para o assunto, sobretudo, das pessoas que precisam “acreditar na vida”, expressão que encabeça o movimento deste ano.

Setembro Amarelo

Iniciado no Brasil em 2014, a campanha realizou suas primeiras atividades em Brasília. No ano passado, as ações do Setembro Amarelo alcançaram todas as regiões do país. Por que falar sobre o assunto? Além das altas taxas de mortalidade, o suicídio é um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. Ao chamar a atenção da sociedade para o tema, há a esperança de que os casos possam ser reduzidos.

 (Fabyola Coutinho)