DisponÃvel no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso desde 2014, o Mural Eletrônico – onde são publicados os atos judiciais relacionados à eleição e que foram expedidos pelos juÃzes das zonas eleitorais e do Tribunal-, se tornará ainda mais acessÃvel. A partir desta sexta-feira (23/09), a ferramenta desenvolvida por servidores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso ganhou sua versão em forma de aplicativo.
  Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT
      O Aplicativo Mural Eletrônico, que já pode ser baixado gratuitamente na loja Google play, terá as mesmas funções de navegabilidade da versão disponÃvel na web. O usuário pode buscar informações de atos judiciais preenchendo uma das seguintes informações: nome dos advogados; nomes das partes; unidade publicadora e data da publicação.Â
           Nilson Bezerra destaca, no entanto, que o interessado em receber mensagens informando a publicação no Mural Eletrônico de atos judiciais, referente a processo de seu interesse, terá que acessar o Portal do TRE-MT na internet e se cadastrar no sistema Push.
         Entenda o Mural Eletrônico
          Os atos judiciais expedidos pelos juÃzes das Zonas Eleitorais e pelos membros do Pleno do Tribunal são publicados oficialmente no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). Entretanto, no perÃodo eleitoral, as publicações de alguns tipos de atos judiciais relacionados à s eleições podem ocorrer em sessão plenária ou em cartório ou secretaria, com o intuito de dar celeridade ao processo eleitoral, cujos prazos são ininterruptos (correm aos sábados, domingos e feriados).
         Entretanto, desde 2014, o TRE-MT criou o Mural Eletrônico e o instituiu como o meio oficial de publicação dos atos judiciais da eleição em questão, com determinação legal de publicação em secretaria ou em cartório. Neste ano, o perÃodo eleitoral vai de 15 de agosto a 16 de dezembro. Todas as publicações correm com prazos ininterruptos (sábados, domingos e feriados).
           Com a implantação do Mural Eletrônico o TRE buscou promover o acesso as informações de atos judiciais relacionados as Eleições, aumentar a transparência e reduzir custos. O advogado, por exemplo, não precisa se deslocar ao Tribunal ou Cartório para obter cópia dos atos judiciais, basta acessar a ferramenta de qualquer lugar.
            O Mural Eletrônico nos moldes criado pelo TRE-MT foi adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considerou a ferramenta uma excelente iniciativa.