sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioProdutores e cooperativas pedem mais recursos do FCO

Produtores e cooperativas pedem mais recursos do FCO

Banner animado

    Renata Prata | Gcom-MT        

    Para beneficiar os pequenos e médios produtores de Mato Grosso, os dirigentes das instituições financeiras cooperativas, Sicredi e Sicoob, pleitearam junto ao governador Pedro Taques que os bancos cooperativos possam acessar mais recursos, 10%, do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). O pedido foi endossado por representantes do agronegócio e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT)

                  O objetivo é que os produtores possam acessar as linhas de financiamento em sua própria agência, facilitando o processo de crédito. Os sistemas cooperativos Sicredi e Sicoob já acessam esses recursos, mas com valores limitados, aquém da capacidade e do número de agências estruturadas em Mato Grosso, 170 de acordo com o presidente do Sicredi, João Carlos Spenthof.

                  “Esses recursos Irão beneficiar os produtores e o setor de comércio e indústria utilizando os recursos do FCO para o desenvolvimento da nossa região, facilitando para que o cooperado consiga o crédito dentro de sua própria cooperativa que já atende todas as suas necessidades de créditos e recursos financeiros. O governador irá encaminhar o pleito aos ministros da Integração e Agricultura para que seja efetivado no ano que vem”, afirmou Spenthof.

A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores der Suinos de Mato Grosso (Acrismat) e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que participaram da reunião com Taques. 

“O FCO é uma linha de credito que tem atendido com taxas melhores do mercado e tem um portfólio grande de itens financiáveis. O Sicredi e Sicoob estão mais próximos do produtor e esse acesso mais facilitado é o que nós queremos. Hoje os custos estão em elevação e precisamos de crédito com juros compatíveis com as atividades dos produtores. Estivemos aqui junto ao governador para que ele nos apoie para conseguirmos aumentar o percentual de cooperação nas fatias do FCO. Taques é conhecedor deste pleito e está junto com a gente nesta luta”, explica Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes