quinta-feira, 23/01/2025
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaREPRESENTANTES DO VALE D RIO PEIXOTO DEBATEM MINERAÇÃO COM O GOVERNADOR

REPRESENTANTES DO VALE D RIO PEIXOTO DEBATEM MINERAÇÃO COM O GOVERNADOR

Banner animado

Gustavo Nascimento | Gcom-MT 

         A reunião do governador Pedro Taques com prefeitos eleitos da região norte do Estado aconteceu nesta quinta-feira no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Dentre as necessidades da região apresentadas ao governo, a atividade de mineração, responsável por 70 % da economia desses municípios é a que mais preocupa a população destas localidades.                

 Rafaella Zanol / Gcom MT

IMG_8752.jpg  

           O governador Pedro Taques se reuniu com cooperativas, associações, prefeitos e representantes de 13 municípios do Vale do Rio Peixoto, no norte na região norte de Mato Grosso para debater sobre a atividade mineral e os principais entraves para a evolução do setor no Estado.

               A reunião foi realizada nesta quinta-feira (27.10) e também contou com a presença do deputado Dilmar Dal Bosco e dos secretários adjuntos de Indústria e Comércio, Eduardo Mota, e Meio Ambiente, André Baby.

               Conforme o secretário Eduardo Mota, apesar do imenso potencial, a mineração do Estado tem uma demanda muito grande com licenciamento e dificuldades com órgãos federais. Para tentar encontrar soluções o governador determinou a criação de um grupo de trabalho com o Estado, associações de mineradoras, cooperativas de garimpo e prefeituras envolvidas para levantar os principais entraves e trazer as possíveis soluções. Uma reunião para apresentar os resultados já foi marcada para o final do mês de novembro.

                “O objetivo é ouvir todos os envolvidos e tentar encontrar alguns caminhos para que o Estado tenha uma estratégia organizada para promover este setor importante, que fatura R$ 1,5 bilhão por ano, e tem um potencial muito maior de desenvolvimento”.

Segundo o prefeito eleito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira, aproximadamente 75% da economia do município vem da mineração, o que mostra a importância do setor para a região e para o Estado. “Temos que aproveitar este momento e a boa vontade do Governo e darmos tudo de nós no sentido de qualificar, melhorar e poder gerar renda para o nosso município”.

O deputado Dilmar Dal Bosco ressaltou que mais de 40 municípios dependem do setor mineral que é fundamental para o Estado e destacou a possibilidade de criação de projetos para fomentar a mineração. “No momento de crise, algumas ideias surgem para que a gente possa aumentar tanto a arrecadação, mas também dar a oportunidade da geração de empregos. É um trabalho de todas as secretarias, cooperativas, Metamat, Assembleia Legislativa vai buscar uma solução para ajudar o setor”.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes